sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Corpo de Bombeiros realiza instrução de prevenção de afogamentos com adolescentes do IEMA

O Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), recebeu a visita de 60 alunos do Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia (IEMA). Os adolescentes receberam, durante toda a manhã, instruções sobre salvamento no mar e orientações de prevenção de afogamentos na praia.
Além das práticas educativas, o grupo realizou diversos exercícios físicos pela orla marítima e pode vivenciar algumas das atividades que fazem parte da rotina do guarda-vidas. Algumas oficinas de salvamento puderam ser executadas pelos alunos, que aprenderam um pouco sobre técnicas de retirada de vítima, posicionamento seguro na areia, avaliação de graus de afogamento, transporte e reanimação cardiopulmonar.
Para a professora Mayara Carvalhal, coordenadora da equipe, a manhã no Batalhão Marítimo foi bastante produtiva, já que os alunos conseguiram absorver conhecimentos referentes ao fluxo das marés, perigos da correnteza e resgate em caso de afogamento. “Vivenciar isso fora da sala de aula, em um ambiente real, é com certeza, um aprendizado para a vida toda. Estamos muito felizes e gratos ao Corpo de Bombeiros”
Para o capitão Lisboa, é muito importante que adolescentes tenham acesso a essas orientações, uma vez que essa faixa etária costuma aparecer com mais evidencia nas estatísticas de afogamentos. “De acordo com a sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), o afogamento é a 3ª causa de morte entre indivíduos de 10 – 19 anos. Aqui em nossas praias sempre damos uma atenção especial nas orientações de segurança aos grupos de adolescentes que frequentam as nossa orla”, destacou o capitão.
As atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros tem a coordenação do comandante geral da corporação, Cel. Célio Roberto, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, que vem desenvolvendo um trabalho exemplar a frente da instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário