segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Trânsito que mata, polícia que se vira, Detran que pouco faz

Só nesse último final de semana, dois acidentes graves foram registrados na Região Metropolitana, pessoas saíram feridas e morreram. Enquanto esse cenário de violência se repete em vários finais de semana os órgãos responsáveis pela segurança no trânsito pouco fazem.
Veja o caso do Departamento Estadual de Trânsito, o Detran no Maranhão. O órgão só realiza campanhas, quando em datas comemorativas, se é que dar pra se comemorar algo ou quando é provocado. Mas parece um jogo de mídia.
Enquanto isso a polícia militar se vira do jeito que pode por meio da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV). É quem ainda tenta com ações de fato reduzir os números relacionados a violência no trânsito.
A CPRV realiza diariamente blitzen por toda Grande São Luís, que abrange além da capital São Luís, as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Nas abordagens os policiais checam a documentação do motorista, do veículo, verificam alguma ocorrência de crime, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, além claro, da utilização de bafômetros para coibir que condutores dirijam embriagados, e tem surtido efeito positivo. Mas só a polícia militar não basta, as estatísticas comprovam essa tese, prova disso foi mais um final de semana violento no trânsito, e quantos mais serão precisos para que instituições que deveriam ajudar na segurança do trânsito possam se mobilizar? Como o Detran por exemplo.
Não custa lembrar que o Detran é um dos órgãos que mais arrecada no estado.
Imagem Ilustrativa capturada da internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário