quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Bombeiros Militares combatem incêndio na zona rural do município de Caxias.

Guarnições de Bombeiros estão em operações contra o fogo a mais de 48 horas. O fogo atingiu na tarde da última terça-feira (11), quatro povoados, sendo eles: Floresta, Lagoa da Manteiga, Bom Jardim e Cajazeiras, locais onde as chamas em rápido avanço  queimaram 20 casas de pau estando aproximadamente 92 pessoas alojadas junto a familiares e vizinhos.

Na manhã de quarta-feira (12) o 5° Batalhão de Bombeiros Militar recebeu por determinação do Comandante-Geral, Coronel Celio Roberto, o apoio de reforço operacional de guarnições de bombeiros e viatura Auto Bomba Tanque do 3° Batalhão de Bombeiros Militar/Imperatriz e guarnições de bombeiros e viaturas tipo Pick Up do Batalhão de Bombeiros Ambiental/São Luís, sendo todas as equipes especializadas em combate a incêndio florestal.

No atual momento sob supervisão direta do Major Hérisson Mouzinho, foi instalado no Povoado Bom Jardim um posto avançado das guarnições de combate a incêndio florestal, estando na base uma viatura ABT com capacidade de cinco mil litros de água e uma viatura Pick Up equipada com materiais e equipamentos para prevenção, combate e controle aos focos de incêndios, focos estes isolados no meio da mata, fora do alcance das comunidades locais.

Na manhã dessa quinta-feira (13) foi instalado na paróquia do povoado de Bom Jardim o ponto de recebimento, controle e saída de doações, sendo administrado por bombeiros da Seção de Proteção e Defesa Civil do 5°BBM/Caxias. Nesse sentido as famílias que perderam suas casas devido ao incêndio estão sendo cadastradas para recebimento dos auxílios assistenciais provindos de instituições públicas e privadas e da sociedade civil organizada. A retirada de pertences das residências é uma recomendação dos bombeiros para as residências cobertas de palha, naqueles casos em que se verifica o risco de propagação das chamas pela copa das árvores.

Operações: Situação controlada, estando instalado um Sistema de Comando de Incidentes na sede do 5º BBM/Caxias. Os focos de incêndio, que ainda se mantêm ativos, estão sendo monitorada no local por uma guarnição especializada em combate a incêndio florestal, a mesma visa acessar os locais de queima com a colocação de faixas corta - fogo, com o objetivo de minguar o avanço das chamas por terra, e para os focos de difícil acesso está sendo estudada a viabilidade do uso de uma aeronave. Nossos bombeiros  estão identificando as casas na provável rota dos focos e isolando com aceiros, além é claro do combate direto com água da viatura de incêndio.

Eliminação e Redução das Fontes de Propagação: As técnicas preventivas empregadas serão para evitar a propagação de incêndios, baseiam-se principalmente no controle da quantidade, arranjo, continuidade e inflamabilidade do material combustível. As técnicas preconizadas serão: construção e manutenção de aceiros, redução do material combustível e cortinas de segurança.

Nesta quarta-feira, felizmente, não houve nenhuma casa incendiada, que por determinação do Comandante Geral, Coronel Celio Roberto, os bombeiros militares não deixarão o local, enquanto todos os focos não estiverem extintos. Situação sob tal controle do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário