terça-feira, 18 de outubro de 2016

Carreta Itinerante para prevenção do câncer começa a operar no Maranhão

Comecou a operar em São Luís a itinerante voltada para o assistencialismo ao câncer. A carreta tem capacidade para atender cerca de 500 pessoas por dia e realizar mais de 400 exames.

Em funcionamento a partir dessa segunda-feira (17), a aquisição da carreta é resultado da parceria entre o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Hospital de Câncer de Barretos/SP, a Vale, a Fundação Vale e a Fundação Pio XII. Com atendimento de cerca de 500 pessoas ao dia e realização de mais de 400 exames, a unidade móvel oferece mamógrafo, sala para atendimento odontológico, sala de coleta de sangue, ultrassonografia e laboratório químico. Tudo isso acompanhado por profissionais de saúde, que realizarão triagem para avaliar, entre outros critérios, históricos de câncer na família. As mulheres terão a oportunidade de realizar exames preventivos com laudo assinado por um profissional do Hospital de Barretos, referência no tratamento de câncer no país.
A carreta itinerante para realização de consultas e exames para detecção do câncer de mama, colo de útero e de boca que percorrerá todo o estado. Além disso, assinou convênio com a Fundação Antônio Dino para ampliação do serviço de radioterapia.



São medidas, que se somam a outras já em execução, firmadas a partir de importante parcerias que deverão ter grande impacto na prevenção e cura do câncer. “Apesar de termos aberto um serviço também na cidade de Imperatriz, infelizmente a demanda é crescente, de modo que, com essas parcerias, estamos ampliando a rede de atendimento, nos casos de câncer, desde a atenção básica, na dimensão preventiva, até a dimensão curativa, no enfretamento dos casos de doença mediante o tratamento da radioterapia. Nós estamos felizes porque há um conjunto de políticas em curso, como a transformação do Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho efetivamente em um hospital do câncer, meta esta que nós vamos cumprir ainda este ano”, explicou o governador Flávio Dino.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, explicou que as medidas deverão fortalecer o atendimento oncológico no Maranhão. “A gente traz aqui duas atividades que são complementares. A carreta vai percorrer nosso estado todo com exames preventivos para evitar a ocorrência do câncer, inclusive equipada com laboratório próprio. Além disso, vamos ratificar convenio com a Fundação Antônio Dino. A gente quer evitar que maranhenses tenham que procurar outros estados na busca pelo tratamento”, pontuou Carlos Lula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário