terça-feira, 15 de novembro de 2016

15 de novembro: Um resumo do professor Sá Marques sobre a Proclamação da República

A Proclamação da República, em 15 de Novembro de 1889, é decorrente de uma série de transformações socioeconômicas que geraram um novo contexto histórico cada vez mais incompatível com as instituições jurídicas e políticas do regime monárquico. A monarquia perdia apoio da igreja por causa do Beneplácito e padroado, e do exército, devido a Guerra do Paraguai.

Em 1870, o ideal republicano se expandia devido ao Manifesto Republicano que ia ganhando corpo, defendendo o mais amplo federalismo e a instalação da República.
A adesão dos militares ao movimento republicano foi decisiva para a queda da monarquia, além de uma aliança concretizada entre a burguesia cafeeira e Oeste paulista, o exército e segmentos de classe média.

A principal base de sustentação da monarquia brasileira que era a aristocracia rural (latifundiários) deixa de apoiar devido a abolição da escravidão pela monarquia, prejudicando os donos de escravos que, pela falta de indenização, deixam de ser um apoio. Em 11 de novembro de 1889 Marechal Deodoro, embora monarquista, aderiu a esse movimento proclamando assim, sem qualquer base de sustentação, a República e findando o regime Monárquico.

O Professor Sá Marques que se elegeu vereador de São Luís neste ano enfatizou que: "Todas as datas comemorativas são de grande valia, comemorar é valorizar a cultura e a história do nosso país".
Imagem da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário