sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Bombeiros do Maranhão representam o estado no Senabom 2016

Na última semana, entre os dias 09 e 13 de novembro, bombeiros do Maranhão estiveram presentes na capital do Estado de Santa Catarina, onde ocorreu a 16ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM).
O seminário, considerado o maior e mais prestigiado evento de prevenção e combate a incêndio do País, reuniu bombeiros militares de todo Brasil, os quais participaram de atualizações profissionais, mesas redondas, palestras com especialistas de destaque, feiras tecnológicas e competições operacionais.
Durante o evento, ocorreram também as reuniões do conselho nacional de comandantes gerais (CNCG) e daLiga Nacional dos Bombeiros (LIGABOM). Na oportunidade, o coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão foi agraciado com medalhas de Honra ao mérito Dom Pedro II, concedidas pelos Corpos de Bombeiros Militar do Acre, do Tocantins e de Santa Catarina. As honrarias representam o reconhecimento das corporações aos importantes avanços conquistados no comando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
No segundo dia do SENABOM os maranhenses foram destaque no pátio do centro de convenções Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. A convite da Resgatécnica, uma equipe de salvamento veicular realizou uma demonstração de novas técnicas de retirada de vítimas presas a ferragens, chamando a atenção de centenas de bombeiros de outros estados que participavam do evento. “É sempre uma honra representar o Maranhão em um grandioso evento como o SENABOM, e ainda poder compartilhar com os colegas de outros Estados um pouco das nossas experiências nas ocorrências de acidentes automobilísticos”, comentou o subtenente Francis que conduzia a apresentação.
Nas competições, os bombeiros maranhenses participaram de provas operacionais e conseguiram levar a bandeira maranhense diversas vezes ao topo do pódio. O destaque foi para a major Chahini, que conquistou 08 medalhas, sendo 01 de ouro no revezamento; 04 de prata nas provas de Aquatlhon, 50 e 100 metros de regate com manequim, e revezamento 4 x 25 com manequim; 03 de bronze nas provas de salvamento com flutuador, salvamento com pranchão de resgate e salvamento 4x 50 medley. A major Amanda também conquistou a medalha dourada na prova de corrida a nadadeiras na categoria “M”, além da soldado Brenda que levou três medalhas, sendo duas de bronze nas provas de salvamento com pranchão e salvamento com flutuador e a medalha de ouro na corrida a nadadeiras na categoria “J”.
As participações nas competições operacionais também são formas de estar em sintonia com as técnicas de resgate praticadas em todo o Brasil, além de ser uma importante ferramenta motivacional para o aperfeiçoamento do tempo resposta ao atendimento das ocorrências em diversas áreas de salvamento, o que pode se refletir em um serviço cada vez melhor oferecido à sociedade.
“A participação no SENABOM nos enriquece profissionalmente. O convívio com outras realidades, o emprego de novas metodologias de resgate e o conhecimento de modernos equipamentos aumentam as nossas experiências e nos faz um profissional melhor. Tivemos contato com o que há de mais moderno no quesito salvamento, isso fortalece nossa instituição e amplia o nosso horizonte para melhorar cada vez mais os serviços prestados à sociedade maranhense”, declarou o 1º Tenente Nunes do CBMMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário