terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Crise na segurança pública! Jeferson Portela enfrenta uma série de problemas ao mesmo tempo

O secretário de segurança pública do estado do Maranhão vem enfrentando uma série de problemas a frente da pasta.
Perguntas sem respostas ou que geram desconfiança na população.
Veja o caso dos policiais militares do Maranhão que estão desaparecidos a mais de um mês.
Após mais de um mês do desaparecimento dos policiais Alberto Sousa e Júlio Pereira, a polícia do Maranhão diz ainda não ter informações concretas da dupla. Eles sumiram no dia 17 de novembro, na cidade de Buriticupu, distante 420 km de São Luís.
No dia que desapareceu, o soldado Alberto Sousa se apresentou às 8 horas na 14º Companhia Independente da Polícia Militar. Ele nem chegou a cumprir todo o expediente, pois pediu ao seu superior para sair mais cedo.
No dia seguinte, segundo a escala da polícia, o soldado estaria de plantão, mas não apareceu.
Informações de testemunhas dão conta de que ainda na noite de quinta-feira (17) o soldado foi visto em companhia do cabo Júlio César da Luz Pereira, que é lotado no município de Estreito (distante 358 km de São Luís), mas está de licença médica e, por isso, está morando em Buriticupu.

Imagem da internet

Caso mais recente envolve uma ação desastrosa da policia militar no município de Balsas no interior do Maranhão.
Policiais militares metralharam um carro com duas pessoas dentro, uma das vítimas morreu após os disparos e a outra foi atingida no braço e teve que ser hospitalizada, felizmente passa bem, mas ficou o susto.
O secretário de segurança disse em entrevista que a ação se deu porque as duas vítimas teriam furado um bloqueio policial, versão que foi negada pela sobrevivente em entrevista a um jornal local.
O caso aconteceu no início da madrugada da última quinta-feira (15), as duas jovens que ocupavam o veículo eram irmãs, Karina Britto veio a óbito e Kamila Brito Ferreira se recupera.
A mãe das jovens também em entrevista negou que o secretário Jeferson Portela estivesse falando a verdade.

Imagem da internet

Ainda sobre esse caso gerou um enorme desconforto dentro da Policia Militar, entre dois oficiais.
O tenente-coronel Medeiros, comandante da PM em Balsas (4 BPM) teria dado a entender em depoimento após o acontecido, que o desastre na operação que resultou na morte de uma jovem inocente teria se dado por conta de policiais que foram encaminhados para dar reforço no trabalho, policiais esses que compõem o CPE.
O Coronel Sodré, comandante do CPE, que é o Comando de Policiamento Especializado não gostou nada dessa declaração e encamimhou um áudio aos policiais do CPE afirmando o apoio ao trabalho deles, além disso o Coronel Sodré disse "que um tenente coronel desse (Medeiros) que se diz experiente, não poderia ter falado uma besteira dessa".
As armas dos policiais envolvidos na morte da jovem em Balsas foram recolhidas para perícia e os pm's continuam trabalhando normalmente.

Imagem da internet


DESINFORMAÇÃO

Ainda em entrevista a uma emissora local, o secretário Jeferson Portela afirmou desconhecer problemas mostrados em uma reportagem. Situações de dificuldades de trabalho mostradas, portanto comprovadas, e que ele diz desconhecer. Como pode um secretário desconhecer problemas relacionados a pasta que ele comanda? O secretário Jefferson Portela prometeu verificar e resolver os problemas de falta de estrutura de trabalho das policias civil e militar no interior do Maranhão.

TROCA DE COMANDO


Nos bastidores corre a informação de que o comando da polícia militar será trocado. A substituição já é dada como certa por membros da corporação, por enquanto, ainda não há confirmação do secretário de segurança ou por parte do governo do estado.

Atualmente o Comandante da Polícia Militar do Maranhão é o Coronel Pereira, que tem feito um bom trabalho a frente da PM-MA, na medida do possível, com problemas de efetivo, baixa quantidade de policiais e problemas estruturais dentro da PM. Mas pode pagar o preço de uma segurança que ainda apresenta muitas falhas no estado do Maranhão.
Os nomes mais cotados para assumir o Comando da PM, caso haja a troca, segundo informações repassadas ao titular do blog são do Coronel Luongo, atual subcomandante da PM-MA ou o Coronel Barcelos atualmente da Diretoria de Apoio Logístico (DAL).

Cel. Luongo, subcomandante da PM-MA

Cel. Barcelos, na oportunidade condecorado pelo governador Flávio Dino

Nenhum comentário:

Postar um comentário