sábado, 18 de março de 2017

Presidente do TRE reafirma compromisso da Justiça Eleitoral com a Rede de Controle




A Coordenação Executiva da Rede de Controle da Gestão Pública esteve nesta semana, no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, reunida com o presidente, desembargador Raimundo Barros.

O assunto principal foi a programação do primeiro semestre das audiências públicas de controle social e cidadania que já está fechada: 17 de março em Rosário, 20 de abril em Tutóia, 19 de maio em Barra do Corda e 9 de junho em Santa Luzia do Paruá.

Alexandre Walvaren, secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), o superintendente Francisco Moreira (Controladoria-Geral da União) e o promotor Marcos Amorim (Ministério Público Estadual) apresentaram como funciona a Rede, órgãos componentes e conversaram acerca da importância do tema cidadania ser discutido com a sociedade, que garante mais transparência aos atos praticados pela administração.

Eles explicaram que a Rede de Controle atua para assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos e que o trabalho propicia novas alternativas de atuação e gera oportunidades de novas respostas, ainda mais ágeis e eficazes. É uma mudança no paradigma de gestão com ênfase à interdependência, à cooperação e à parceria entre as instituições.

Para Raimundo Barros, estar na Rede de Controle é colocar em prática o compromisso que a Justiça Eleitoral tem de colaborar com os outros órgãos, além de conscientizar, através de palestras promovidas pela Rede, que o eleitor é agente principal de mudança da realidade. Lembrou também que o TRE-MA foi premiado recentemente com o troféu Ouro pela Gespública e que o Tribunal possui uma unidade de controle interno digna de muito respeito porque consegue orientar o gestor a cumprir o que é previsto na legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário