domingo, 23 de abril de 2017

Prefeitura promove "Todos por São Luís" no aniversário de 37 anos do bairro João de Deus


Na segunda edição deste ano do programa "Todos por São Luís", realizada neste sábado (22), no bairro João de Deus, as oficinas de capacitação e ofertas de serviços de saúde ganharam destaque. A 43ª edição do programa coincidiu com a comemoração de 37º aniversário de fundação do bairro. 

A Prefeitura de São Luís desenvolve o programa em bairros da cidade com propósito de estreitar relações com a comunidade e promover o diálogo aberto com a gestão. A programação também oferta um leque variado de cursos de capacitação, culminando com um dia de ação social envolvendo serviços de saúde, assistência social entre outros demandados pelas comunidades.

Nesta edição do programa, foram atendidas as populações do João de Deus, Vila Conceição, Vila Lobão, Residencial João Alberto, Jardim Conceição, Pirapora, São Bernardo, Santo Antônio, entre outros. Desde que foi iniciado, o programa percorreu mais de 100 bairros. A partir deste ano, o "Todos por São Luís" passou a ser lei com aprovação da Câmara da mensagem do Executivo.

Dos serviços oferecidos em torno da Praça da Fraternidade, os mais procurados foram: medição de pressão arterial, glicemia e consulta médica com clínico geral, ginecologia, odontologia e pediatria; aplicação de flúor, preventivo, orientações do sistema de vigilância alimentar e nutricional, farmácia básica, encaminhamentos para consultas especializadas e vacinação, inclusive contra o HPV, e outros serviços.

Para diretora do Posto de Saúde, onde três médicos atendiam a população, a extensão do atendimento na unidade, que normalmente acontece de segunda a sexta-feira, deu oportunidade às pessoas sem tempo durante a semana. "Estamos atendendo principalmente aqueles pessoas que estão ocupadas durante a semana e que agora têm uma oportunidade de fazer consultas e exames rotineiros", esclareceu Tatiane Cristina Rodrigues.

Eveilson Martins, morador do João de Deus, foi uma dessas pessoas. O profissional da construção civil foi ao posto em busca de consulta médica. "Fiquei sabendo que a Prefeitura estava oferecendo esse serviço hoje e vim em busca de fazer uma consulta médica. Estou achando muito bom que isso aconteça" comentou o operário.


OFICINAS
Antes da ação social de encerramento de mais uma edição do programa, ao longo de toda semana moradores do João de Deus e bairros adjacentes participaram dos cursos e oficinas oferecidos por diversas secretarias. Mais de 20 oficinas foram realizadas em locais diferentes, escolhidos pela própria comunidade. "Algumas destas oficinas terão continuidade durante esta semana. Isso já estava na nossa programação desde quando a elaboramos em colaboração com a comunidade", disse Arivaldo Martins, coordenador técnico do programa.

No início da semana, a coordenadora do programa e primeira-dama do município, Camila Holanda, esteve visitando oficinas de culinária e artesanato desenvolvidas pelo programa "Todos por São Luís", em vários pontos do João de Deus.

"Temos contribuído para que donas de casas e profissionais que buscavam melhorar seus produtos ampliem a possibilidade de geração de renda", enfatizou a coordenadora. Segundo Camila Holanda em alguns bairros, como Coroadinho, a partir das oficinas micro empresas individuais foram formalizadas.

A parceria espontânea com a comunidades permite que sejam feitos constantes​ ajustes​ e ampliações nas oficinas oferecidas. Os cursos e oficinas são programados a partir do diálogo entre equipe técnica do programa e lideranças comunitárias em reuniões.

Todas as secretarias da estrutura da Prefeitura participam do programa. Semosp, Semed, Semapa, Semesc, Semus, Guarda Municipal entre outras marcam presença no "Todos por São Luís". Nesta edição, a participação da Semapa foi destacada.

O produtor rural e vice-presidente da Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade do Iguaíba, Rubenilton Silva, acha o programa "Todos por São Luís" de grande importância para a divulgação do trabalho que está sendo desenvolvido por ele e mais de 68 associados. Rubenilton montou uma barraca com outros companheiros que participaram de programas desenvolvidos pela prefeito Edivaldo com intuito de promover a segurança alimentar, e avaliou positivamente o programa.

"Trouxe uma pequena amostra do que produzimos na comunidade. Afora a associação mais de 100 pessoas estão envolvido na produção de alimentos. Mostramos aqui o que a ilha de São Luís está colhendo como resultado de um trabalho", disse.

CULINÁRIA
Moradores do João de Deus e bairros adjacentes participaram nesta quarta (19) e quinta-feira (20) de oficina de comidas típicas maranhenses. A ação realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em espaço cedido pela Igreja Batista Fonte e Vida.

No primeiro dia de oficina, os cerca de 20 participantes aprenderam a manipular alimentos usando técnicas de limpeza e condicionamento. A etapa contou com o apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). O secretário Ivaldo Rodrigues prestigiou o evento "Claro que não poderíamos ficar de fora de um evento tão grandioso e importante como este, o "Todos Por São Luís", que mostra o verdadeiro espírito político, que é justamente, o de cuidar das pessoas. Os técnicos da Semapa estão aqui, passando conhecimentos de extrema relevância a comunidade do João de Deus e bairros vizinhos, e eu (Ivaldo Rodrigues), me faço presente para ouvir e poder dialogar com as pessoas, esse contato com a população sempre aprimora o nosso trabalho", destacou o titular da Semapa.



Já no segundo dia, os aprendizes preparam pratos como vatapá, cuxá, caruru, escondidinhos de carne seca e de carne de sol, tortas de camarão, caranguejo e sururu, arroz de cuxá e maria isabel, camarão frito e peixe frito. "Escolhemos os pratos mais marcantes da nossa culinária. Todos que participaram poderão agora tirar proveito dos ensinamentos e, inclusive, comercializar", disse Maria Aparecida Muniz, técnica que ministrou a oficina.

Uma das participantes foi a Simone Dantas. No ano passado, ela já havia participado de curso de panificação, também oferecido pelo "Todos Por São Luís". Dessa vez, quis aprender mais sobre a culinária local. "Nunca tinha feito um curso de comida típica. A experiência foi ótima. A maioria dos pratos eu não sabia fazer e os outros aprendi uma nova forma de preparar. Agora, posso até vender, ganhar um dinheirinho", contou.

O "Todos por São Luís" é realizado pela Prefeitura há quatro anos e, nesta edição, mais de 20 cursos de capacitação estão sendo desenvolvidos no bairro João de Deus - que este mês comemora 37 anos de fundação - e áreas adjacentes.

As atividades foram iniciadas na segunda-feira (17) e encerradas neste sábado (22). Nesta edição do programa, a coordenação acrescentou o curso de reaproveitamento de alimentos, aplicado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Outras secretarias que também participam do programa é a de Saúde (Semus), de Segurança Alimentar (Semsa), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Meio Ambiente (Semmam), da Criança e Assistência Social (Semcas), entre outros órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário