quinta-feira, 25 de maio de 2017

Intervenção na rotatória da Forquilha está em fase de conclusão


Está em fase de finalização as obras do novo desenho geométrico que modificará por completo o trânsito na antiga rotatória da Forquillha, na ramificação rodoviária de São Luís com municípios da região metropolitana. Com projeto da Prefeitura de São Luís, executado pelo Governo do Estado, a intervenção contribuirá para reduzir pontos de congestionamento nos principais corredores da cidade.
 
Com mais de 90% da obra concluída, o trecho trabalhado já está com toda a parte de drenagem profunda pronta, assim como os novos retornos, a divisão do fluxo de veículos, novo asfalto, construção de calçadas, meios-fios e sarjetas. Também já foram realizadas intervenções para drenagem e pavimentação da Avenida Guajajáras e, também, das rodovias MA-201 e MA-202, mais conhecidas como Estrada de Ribamar e Estrada da Maioba, respectivamente.

As alterações modificam o trânsito da região num entorno de aproximadamente 15 mil metros quadrados. Além das obras no retorno da Forquilha, outras importantes intervenções foram executadas para desafogar o trânsito na região. Entre elas estão as melhorias das condições de tráfego nas ruas dos bairros Forquilhinha e Cohab, que dão acesso à Avenida Jerônimo de Albuquerque, como Rua do Livramento, Rua 01, Avenida 08 e Rua 04, que já receberam serviços de drenagem e asfaltamento.

Devido à sua extensão, as obras da Forquilha ocorreram em diferentes fases, e, atualmente os trabalhadores estão concentrados na região da antiga rotatória até a Forquilhinha. Em alguns trechos já foram realizados, inclusive, serviços de sinalização horizontal. As mudanças terão impacto direto para mais de 20 bairros na capital e nos municípios vizinhos como Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

A mudança da geometria do tráfego na Forquilha integra o pacote dos projetos de intervenções apresentado pela Prefeitura de São Luís ao Governo do Estado que consiste na retirada de todas as rotatórias existentes na cidade, transformando-as em cruzamentos semafóricos. As mudanças previstas nesta parceria preveem obras desde a entrada da cidade, no Tirirical, até a Cohab.

SINALIZAÇÃO
Com a conclusão dos serviços de modificação da geometria, a SMTT está dando prosseguimento à sinalização horizontal, vertical e de grupos semafóricos. 

As modificações se iniciaram pelo Tirirical, concluída no ano passado. O congestionamento crônico no local é passado. A obra da rotatória da Forquilha é parte das três intervenções no corredor de seis quilômetros nas Avenidas Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque, compreendido entre o Tirirical e o terminal da integração da Cohab. As duas outras serão na rotatória do São Cristóvão e na entrada da Avenida Lourenço Vieira da Silva, que dá acesso ao terminal.

TRÂNSITO
No horário de pico, a Forquilha registra um volume de veículos que reúne mais de 11 mil veículos, fluindo nas convergências da rotatória em uma das áreas que mais cresce atualmente na cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário