quarta-feira, 21 de junho de 2017

Festa de São Marçal vai acontecer no bairro do João Paulo

Foto Reprodução
 
Assim como nos anos anteriores, o Governo do Maranhão mantém o apoio ao tradicional festejo de São Marçal, realizado no bairro do João Paulo, no dia 30 de junho.

Havia sido ventilada a possibilidade de que não haveria a festa. O Instituto São Marçal, que cuida da organização da festa a aproximadamente 30 anos foi quem afirmou que a festa estava cancelada, mas o Secretário de Cultura Diego Galdino já confirmou em entrevista que vai haver a festa sim!
 
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), os recursos já foram repassados e toda a infraestrutura de organização do evento, como palco, iluminação e som, será realizada pelo governo.

Como em todos os anos, a Festa de São Marçal integra os investimentos dos festejos juninos do Governo do Estado que, além da realização dos arraiais oficiais, apoia os arraiais de bairros e os festejos tradicionais.

Entre eles, estão Festival de Zabumbas, Encontro de Gigantes, Encontro de Miolos de Boi e Encontros de Bumba Meu Boi na Capela de São Pedro na Madre Deus.

A Festa de São Marçal reúne milhares de pessoas (expectativa de 100 mil) na avenida que leva o nome do santo no bairro do João Paulo. São dezenas de grupos de bumba meu boi. A festa que já acontece há quase um século tem início ainda na madrugada do dia 30 de junho, quando os primeiros grupos de bumba boi, chegam a avenida para fazer a travessia. Um dia antes (29), dia de São Pedro, a festa acontece no Largo de São Pedro no bairro da Madre Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário