domingo, 3 de setembro de 2017

Feirinha São Luís é espaço de valorização da arte e da cultura maranhenses


A 12ª edição da Feirinha São Luís, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), na Praça Benedito Leite, contou com vasta programação cultural neste domingo (27). O ponto de encontro de amigos e familiares teve performance especial do ator Uimar Júnior, como estátua viva do personagem Gonçalves Dias, declamando também poemas nos corredores do evento e a apresentação do Boi de Maracanã. A programação cultural somou-se a outros atrativos como produtos da agricultura familiar, do artesanato maranhenses e pratos da rica culinária maranhense.

A Banda da Feirinha abriu os trabalhos e animou o público durante os intervalos das apresentações. Entre elas a irreverência da quadrilha junina de Brasília (DF), "Pau Melado", sete vezes vencedora do concurso nacional de quadrilhas e o tambor de crioula do Ubaldo que marcou presença no evento. Boi de Maracanã trouxe seu batalhão de ouro com sotaque de matraca. A Banda do 24º BIL, encantou com as marchinhas misturadas com música popular, e encerrou com Dinho e banda, com show de MPB. Nesta edição esteve presente ainda uma comitiva de candidatos ao Mister Maranhão, que contou ainda com a ilustre Miss Maranhão 2016, Deise D'anne.


"Ficamos muito felizes com o sucesso de cada edição. O projeto está consolidado, a população abraçou a Feirinha São Luís, que agrega valor a diversos segmentos da sociedade, cada vez mais democrática. Nós da organização nunca deixamos de ficarmos surpresos com a quantidade de público presente. Cada vez maior e participativo nas atrações culturais, que aproveitam até o último segundo as brincadeiras", afirmou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.


A gastronomia é um dos pontos altos do projeto. A Barraca do Chef, nesta edição, contou com um cardápio recheado de comidas típicas, elaborado pelo chef Luciano Rosa, repetindo o sucesso de vendas da primeira edição do evento, quanto também esteve presente. A proposta da Barraca do Chef é que em cada edição seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional. Nas edições anteriores, nomes como Melquiades Dantas, Cila Brandão, Ana Lula, Danilo Dias, Thiago Ogro, Felipe Marques, Giuseppe Rocha, Paulo Coimbra e Crispim, conquistaram o público pelos sabores variados de seus pratos.


Morando em Fortaleza, Ceará, Cláudia Fernanda Sampaio, 51 anos, aproveitou o momento de lazer com amigos e familiares no gramado da Praça. "Aqui a gente pode comer todas as guloseimas e ficar tranquilo fazendo um piquenique a céu aberto, aproveitando o vento agradável. Lembro dos momentos de minha infância pelo Centro Histórico e ainda posso ouvir as toadas de bumba meu boi e curtir toda a cultura regional", disse Cláudia com entusiasmo.

Participam da Feirinha, que acontece todos os domingos das 7h às 15h, 11 polos da grande ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 80 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital. A feirinha conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 14 de alimentação e 11 food trucks.

A iniciativa tem apoio do Governo do Estado, Citelum, reunindo órgãos municipais, Banco do Nordeste, Supermercados Mateus, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, a Academia Maranhense de Letras, e a Arquidiocese de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário