domingo, 25 de fevereiro de 2018

ALERTA: Risco de surto de Doença de Chagas em Pedro do Rosário, 19 casos já foram confirmados

O alerta foi encaminhado por profissionais que trabalham na área da saúde no município de Pedro do Rosário,  na região da Baixada Maranhense, distante aproximadamente 360 km da capital São Luís.

Foto: Mapa Pedro do Rosário

Eis o comunicado:

Aos Senhores (as) envolvidos nas Ações de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da SES/MA e Lacen/MA.  

Retorno da Localidade Boa Fé Sítio/ Município de Pedro do Rosário,  relato do período de 20 a 23.02.2018: 19 Casos de Doença de Chagas na fase Aguda e com  possibilidade real  de novos casos no decorrer dos procedimentos sorológicos, total de imóveis 42, população 130 habitantes,  soro coletados 85 amostras que correspondem a 65.3% da população e esse número de coleta está direcionado apenas aos conviventes e comunicantes sobre o episódio. 

Todos os pacientes com presença Trypanosoma cruzi na gota espessa foram contemplados com início do tratamento e receberão medicação para 20 dias e até o momento sem nenhum óbito.

A bacaba é o alimento na localidade com possibilidade clara sobre o episódio do surto de Doença de Chagas, com transmissão via oral após o consumo.

Foto Reprodução

Já nesta próxima semana equipes médicas da Secretaria Estadual de Saúde devem ir a cidade de Pedro do Rosário para acompanhar a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário