sábado, 17 de fevereiro de 2018

"Carnaval 2018 na Região Metropolitana foi um dos mais tranquilos", afirmou cúpula da segurança

A coletiva para repassar os números do Carnaval deste ano aconteceu nesta semana, no prédio da SSP, e contou com a presença da alta cúpula da segurança do estado



O secretário de segurança abriu a coletiva e destacou que o principal objetivo foi alcançado, nenhum homicídio foi registrado no circuito carnavalesco. Além disso o mês de fevereiro já acumula uma redução de 50% na quantidade de crimes. Durante o período, mas fora do circuito carnavalesco, foram contabilizados crimes contra a vida, mais os números apresentaram redução. Em um comparativo a 2017, a queda foi pela metade, foram 5 homicídios dolosos e 1 latrocínio em 2018, contra 12 ocorrências no ano passado, 11 homicídios dolosos e 1 latrocínio.

O planejamento da segurança foi entre às 18 horas da última sexta-feira (9) até às 7 horas da manhã da quarta-feira de Cinzas (14). Mais de sete mil policiais militares trabalharam durante os seis dias de Carnaval.

Só neste ano 80 armas de fogo já foram apreendidas no estado do Maranhão, segundo confirmou o Cel. Pereira, comandante da PMMA, durante a coletiva.

Na oportunidade, também teve destaque o trabalho desempenhado pela Casa da Mulher Brasileira, funcionando em regime de plantão no atendimento aos casos de violência contra mulher, e das ações de prevenção no circuito carnavalesco pela Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar no combate ao assédio.

"Estivemos todos os dias no circuito carnavalesco, trabalhando principalmente com a prevenção, e o resultado foi altamente satisfatório. Nenhuma caso de assédio foi registrado, o que nos deixa feliz porque isso já mostra uma maior conscientização por parte dos homens. É uma ação que continuará sendo desenvolvida pelos policiais que compõem o Comando de Segurança Comunitária, o trabalho educativo de dialogar com as pessoas em grandes eventos sobre atitudes que ajudam a todos a conviver em paz", destacou a Cel. Augusta, comandante dome segurança comunitária da Polícia Militar do Maranhão.

O blog também conversou com o Cel. Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Na coletiva o comandante relatou que tiveram algumas ocorrências de menor potencial ofensivo que foram contornadas e não tiraram o brilho da festa.

"Os nossos bombeiros atenderam como sempre com agilidade e imenso profissionalismo as ocorrências que vieram a acontecer durante a folia. Algumas pessoas que acabaram exagerando na bebida, outras que se acidentaram, mas nada de tanta gravidade, e também, pouquíssimos casos, de fato as pessoas foram para se divertir com responsabilidade. De modo que a festa de Carnaval foi um grande evento de alegria e que todos nós estamos satisfeitos com o resultado", disse o Cel. Célio Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário