domingo, 25 de fevereiro de 2018

SORRIR, por Carlos Lula


Sorriso é identidade. Algumas pessoas são marcadas pelo conjunto – boca e dentes – iluminando o rosto. Quantas pessoas não podemos reconhecer apenas pelo seu sorriso? Por outro lado, a falta do sorriso é um dos principais motivos de morte social. No Maranhão, há pessoas sem possibilidades de sorrir, literalmente. Infelizmente, nossa grave condição social nos legou um estado de desdentados.

De fácil detecção, o câncer de boca só tem chances de cura quando diagnosticado precocemente. No Brasil, este tipo de doença apresenta alta prevalência. O país se encontra em primeiro no ranking da América do Sul, sendo a população masculina a maior vítima da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde. 

Entretanto, anterior ao óbito, as deformações faciais causadas por este tipo de doença, resultado das cirurgias para retirada do câncer da boca, provocam a morte social desses pacientes. Isolados, com baixa autoestima, eles levam uma vida de reclusão e a depressão acelera o processo.

O nível mais grave da doença, no âmbito da saúde bucal, não é a única responsável pela morte social das pessoas. Por exemplo, as crianças com lábios leporinos também precisam de um acompanhamento especializado, que permanece por toda a infância e adolescência, para garantia de uma vida longe de sequelas aparentes e permanentes.

O diagnóstico precoce do câncer bucal e o atendimento a pessoa com deficiência, principalmente crianças, são os dois principais focos do plano de trabalho da primeira Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, que será inaugurada no próximo dia 28. 

O serviço inédito visa ampliar e fortalecer o atendimento de saúde bucal no estado. Será a primeira unidade pública de especialidades odontológicas do Maranhão a ofertar atendimento em nível de média complexidade. Teremos serviços de endodontia, prótese, estomatologia, dentística, odontopediatria, bucomaxilo, periodontia, ortodontia e implantodontia.

Mas a unidade também será interligada aos projetos desenvolvidos pelo Governo do Maranhão na execução da Política Estadual de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde, para incentivar a prevenção de doenças, assistência e tratamentos bucais. 

Nesse aspecto, o Departamento de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão já desenvolve ações de fortalecimento da Atenção Básica nos municípios maranhenses.

Desde o lançamento do Programa Mais IDH, a gestão estadual se preocupou, entre outras coisas, com o fortalecimento das ações de prevenção da saúde bucal nos 30 municípios através da distribuição de kits - composto por escova, creme e o fio dental. Somente no mês de janeiro deste ano, houve a entrega de 100 mil kits para os maranhenses destas cidades. 

Na Região Metropolitana, em 2018, as oito edições do Projeto Mais Saúde permitiram a distribuição de quase quatro mil kits à população. Somado a isso, o serviço da Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer e dos hospitais especializados em tratamento de câncer, trauma, fissurados e pessoa com deficiência fortalecem a assistência odontológica da rede estadual de saúde.

A urgência na abertura do novo serviço também aponta para uma demanda crescente de usuários. Por razão da crise econômica no Brasil, a classe média perdeu poder aquisitivo, planos de saúde e odontológicos, migrando – obrigatoriamente – para o serviço público de saúde. O aumento da demanda se coloca como um desafio e um investimento cada vez mais urgente para atendimento a toda à população. 

O Governo do Maranhão reconhece o vazio existencial nessa área e a necessidade de uma unidade de referência que atenda, especialmente, os casos mais graves. Com a implantação do Sorrir, a gestão estadual começa a reparar, na área odontológica, danos causados por uma herança histórica de mau uso do dinheiro público.

A nova unidade é a primeira das entregas programadas para este ano. A expansão dos serviços de saúde continua por todo o estado. Não há inauguração de prédios vazios, há inaugurações de serviços, de cuidados, e para a próxima quarta-feira garantiremos a expansão de dignidade e sorrisos. Todos estão convidados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário