terça-feira, 20 de março de 2018

Governo inicia obras de reforma da Unidade Mista do Maiobão


As obras de reforma da Unidade Mista do Maiobão, em Paço do Lumiar, iniciaram nesta segunda-feira (19). A garantia para a agilidade foi dada pelo governador Flávio Dino, ainda no sábado (17), quando assinou a ordem de serviço. O prazo para entrega do novo espaço, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está previsto para oito meses.

“Papel já assinaram muitas vezes. Mas comigo é assim: assina, a obra começa. Segunda-feira pode vir aqui e ver a obra andando”, afirmou o governador Flávio Dino na ocasião. Durante a solenidade, já era possível encontrar trabalhadores fazendo a capina do terreno.

Quando finalizada, a Unidade Mista do Maiobão terá 26 leitos de internação (seis deles pediátricos), 12 leitos de observação (quatro de pediatria), 10 consultórios (cinco ambulatoriais), dois centros cirúrgicos, sala de curativos, sala de estabilização com três leitos e sala de aplicação de medicamentos adulto e infantil.

Contará ainda com serviços de enfermagem, fisioterapia, serviço social, nutrição e farmácia, além da realização dos exames de análises clínicas, ultrassonografia, Raio X e eletrocardiograma.

A unidade prestará atenção à saúde de média complexidade, com atendimentos ambulatoriais, atividades assistenciais de urgência/emergência e assistência em regime de internação hospitalar nas especialidades clínica e pediátrica. “A unidade ganhará um centro cirúrgico, que não tinha antes. Mulheres com parto de risco habitual, ou seja, as mulheres que não tenham partos de alto risco poderão ter o filho em Paço do Lumiar. É o a gestão do governador Flávio Dino fazendo tudo pela população da cidade”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A obra está orçada em R$ 4.728.251,88 e será executada pela Secretaria de Infraestrutura do Maranhão (Sinfra) com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Novo ânimo 

A população de Paço do Lumiar ficou esperançosa com a assinatura da ordem de serviço e início imediato das obras na Unidade Mista do Maiobão. Maria de Jesus Moraes, marisqueira, de 59 anos, disse que a reforma virá em boa hora para a comunidade. “Eu estava esperando por isso. Vai ser bom porque terá urgência e emergência, maternidade. Aqui é carente. Agradeço a Deus e ao governador porque ele está fazendo e trabalhando muito”, comentou.


A aposentada Marcela Silva, de 63 anos, disse que tem fé na conclusão da obra. “Acho que agora vai. Estou com fé no Flávio Dino. Para a gente que mora aqui é muito importante. Tenho certeza que o governador vai começar e terminar a reforma. Ele tem cumprido o que diz. Ele prometeu o Corpo de Bombeiros e fez. Ele está dizendo que vai fazer a unidade, é porque vai fazer”, ressaltou.

O taxista José Benedito Silva, de 59 anos, contou que já havia participado, em outras ocasiões, de reuniões como líder comunitário para melhoria do município. Para ele, a unidade é uma necessidade, uma vez que é uma das maiores cidades do Maranhão. “Paço do Lumiar é hoje o sexto município do estado. Tem muitas pessoas aqui, então precisa de um suporte desse em nossa comunidade para sanar os problemas que a gente enfrenta. Graças a Deus está vindo a reforma, a comunidade agradece”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário