quinta-feira, 21 de junho de 2018

Exército realiza operação para apreender armas

Exército Brasileiro no combate ao comércio ilegal de armas e munições

Foto Reprodução

O Exército Brasileiro realiza a Operação Alta Pressão VI, entre os dias 19 e 21 de junho, com o objetivo de intensificar a fiscalização do comércio de armas de fogo e munições em todo o País. As ações estão sendo desencadeadas de forma simultânea por todo o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), composto por integrantes do Exército, dos Serviços de Fiscalização de Produtos.

Controlados (SFPC) das doze Regiões Militares, por agentes dos Órgãos de Ordem e Segurança Pública (OSOP), tais como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e os policiais militares estaduais, além das agências de fiscalização fazendária, dos níveis federal e estadual, todos os participantes das atividades de fiscalização de produtos controlados.

A Operação Alta Pressão VI, bem como as demais voltadas para a fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército (PCE), visa, entre outros objetivos, reduzir desvios de armas e munições que poderiam parar no comércio ilegal. As ações impactam diretamente a segurança pública nacional, uma vez que contribuem, significativamente, para a redução da violência com armas de fogo e, consequentemente, para o incremento da sensação de segurança.

Os dados disponibilizados pelo Centro de Operações de Produtos Controlados (COPCON/DFPC), responsável pela coordenação das operações desencadeadas pelo SisFPC, indicam que, na última operação Alta Pressão, realizada em novembro de 2017, foram executadas 140 autuações e 3 prisões, sendo apreendidas 272 armas de fogo, 158.569 munições, 1.241 airsoft (armas de pressão), 97 Kg de pólvora, 18 lunetas e 3 miras laser. Naquela ocasião, foram empregados 787 militares do Exército e 248 integrantes dos Órgãos de Ordem e Segurança Pública e agências governamentais que, no total, percorreram, em todo o território nacional, uma distância de 84.328 quilômetros, fiscalizando 708 estabelecimentos comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário