quinta-feira, 21 de junho de 2018

Presidente da Câmara Astro de Ogum e vereador Umbelino Júnior batem boca, confusão pode resultar em perda de mandato


A sessão na Câmara Municipal de São Luís desta quarta-feira (20/06) terminou sem clima, literalmente, em meio ao bate-boca entre o vereador Umbelino Júnior (PPS), e o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR).

O desentendimento começou quando Umbelino questionava a falta de quórum para realizar as sessões. O parlamentar, apontando o dedo em direção a Astro de Ogum, chegou a citar o Regimento da Casa, alertando que se um colega faltar a 1/3 das sessões sem justificativa teria de ter o mandato cassado.

Em defesa do chefe do legislativo, o vereador Genival Alves (PRTB), alegou que como presidente, Astro [de Ogum] tem compromissos além da Câmara Municipal. 

Nessa hora, o líder do PPS se irritou e disparou palavras de baixo calão.

SESSÃO É CANCELADA
A partir daí, começou uma discussão no plenário Simão Estácio da Silveira. Astro se manifestou, afirmou que cada um era dono do seu mandato e começou a dizer em direção a Umbelino que não tinha medo de ninguém.

Com a discussão acalorada, o chefe do  legislativo suspendeu a sessão. Após o encerramento dos trabalhos, foi convocada uma reunião entre os vereadores na sala vip da Casa, mas o clima continuou quente e os vereadores só conseguiram acalmar os ânimos exaltados e as desavenças, depois de muita conversa.

SOLIDARIEDADE E REPÚDIO
No final da tarde, um grupo de vereadores voltou a se reunir para discutir o episódio ocorrido na sessão ordinária desta quarta-feira (20/06). Os parlamentares decidiram que lançarão nota, prestando solidariedade ao chefe do legislativo e repudiando com veemência os ataques grosseiros e descabidos por parte do vereador Umbelino.

Os parlamentares afirmaram que de forma descabida, o comportamento deselegante do colega do PPS, vem criando uma desarmonia entre os seus pares, prejudicando não apenas o andamento dos trabalhos legislativos, como também a imagem dos representantes deste Poder Legislativo.

PEDIDO DE APURAÇÃO
O grupo, que deve se reunir na manhã desta quinta-feira(21), também analisará pedir junto ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara a abertura de um procedimento para apurar a conduta de Umbelino. Caso seja considerado culpado, o vereador ficará sujeito a punições que, conforme a gravidade do fato pode levar a advertência pessoal, advertência por escrito, suspensão e até mesmo cassação do mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário