segunda-feira, 30 de julho de 2018

Cuidar das crianças, por Carlos Lula


Bicho papão, trovão e escuro. Crianças não tem medo do real. A mente delas está protegida pela inocência e fantasia. No mundo concreto enfrentam realidades cruéis, mas, sob vigília dos pais, resistem mais bravamente a doenças. Diferente dos adultos, suas mentes estão blindadas contra o desespero e o risco tão eminente.

À morte não temem. Não sabem que a vida é um sopro. O mesmo usado por Deus para dar fôlego de vida, também retira sua plenitude. A contagem regressiva - nascer, crescer e morrer - não leva crianças a serem menos intensas. Não perdem tempo com reflexões sobre “deveria ter feito isso ou aquilo”. Há uma necessidade de viver e aproveitar ao máximo.

Crianças com doenças no coração, por exemplo. Suas vidas estão por um fio. Seus pais temem por elas, mas, inocentemente, os pequeninos tendem a viver de modo natural às demais crianças. Embora haja riscos até para uma brincadeira simples quanto pega pega, elas aceitam a diversão - restando aos pais a aflição.

Quando pensamos em saúde para crianças, além de querer protegê-las, salvá-las, é também para os pais que a fazemos. Ao longo dos últimos anos, em razão da crise econômica no país, houve um crescimento significativo de famílias abrindo mão dos planos de saúde, consequentemente, um considerável aumento na demanda de atendimentos no SUS.

Cada vez mais crianças precisam de assistência especializada e leitos pediátricos. A saúde no SUS, principalmente no Maranhão, é planejada para funcionar segundo as necessidades dos nossos pacientes. É assim que vidas são salvas - na eficiência e disponibilidade do serviço.

Deste modo entregamos muitos serviços inéditos como a Unidade de Oncologia Pediátrica, em Imperatriz, UTI Pediátrica Cardiológica no Hospital Carlos Macieira, Casa de Apoio Ninar, Centro de Referência em Neurodesenvolvimento no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, serviços às crianças com Transtorno do Espectro Autista no CER Olho d’Água. Além disso, ampliamos o atendimento de saúde para crianças no PAM Diamante todos os finais de semana, garantimos assistência aos pequeninos com doenças raras como epidermólise bolhosa no Hospital de Câncer do Maranhão, realizamos mutirões de cirurgias pediátricas em hospitais regionais e macrorregionais, cirurgias ortopédicas para crianças no Hospital de Traumatologia e Ortopedia, e, garantimos maior assistência a crianças com fissuras do lábio leporino e fenda palatina no Hospital Dr. Juvêncio Mattos.

Três anos de investimentos em serviços cada vez mais especializados para nossas crianças. E, ainda, no primeiro dia do mês de agosto ampliaremos os leitos de pediatria da nossa rede. Serão 21 novos, somados aos 10 existentes no Hospital Dr. Adelson de Souza Lopes, no bairro da Vila Luizão.

Outra novidade é a entrega da ala reformada do Hospital da Criança, de gestão municipal, mas com investimentos do Governo do Maranhão. O setor será entregue ainda em agosto, e garantirá melhorias no atendimento ambulatorial dos pequeninos.

Proteger as crianças é um dever constitucional, mas não haveria meios de salvá-las de situações reais se não construíssemos uma rede mais ampla e eficaz para acolhê-las. Mais do que protegê-las no escuro, todo investimento em saúde nos protege, enquanto adultos, do nosso medo de falharmos com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário