segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Operação Nacional CRONOS, pela Polícia Civil resulta em 14 pessoas presas no Maranhão


Uma megaoperação para o enfrentamento de crimes de homicídio e feminicídio foi iniciada no país, desde o dia 20 de agosto e ocorreu até a última sexta-feira (24). A “Operação Cronos”, foi realizada em todo o país. Os policiais civis foram às ruas nos 26 estados e ainda no Distrito Federal. Durante a ação policial o foco consistiu no cumprimento de mandados de prisão de suspeitos de homicídios e feminicídios (consumados ou tentados). No Maranhão foram realizadas 14 prisões pela Polícia Civil, destas, uma por tentativa de feminicídio.

A Operação Cronos foi coordenada pelo Ministério da Segurança Pública, juntamente com o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CNCPC), com a participação do Ministério Público e do Judiciário, para combater a violência contra a vida. A operação Cronos tem como meta, a prisão dos autores de homicídios e feminicídios, consistindo assim, no impedimento e na prática de novos crimes contra a vida. Na manhã desta sexta-feira foi anunciado um balanço preliminar, onde em 17 estados, já contavam 643 suspeitos presos e 61 adolescentes foram apreendidos. Na megaoperação foram apreendidas 32 armas de fogo. Um dos principais objetivos da operação Cronos foi dar cumprimento a todos os mandados expedidos por prisões temporárias e preventivas. No Maranhão foram cumpridas 14 prisões, sendo uma destas, por tentativa de feminicídio. Foram cumpridas 08 prisões por Mandados de Prisão Preventiva; 03 pelo Cumprimento de Mandado de Prisão Temporária; 01 pelo cumprimento de Sentença Condenatória e 02 acusados autuados em Flagrante Delito.

A operação culminou na prisão de 14 acusados

Na tarde desta sexta-feira (24), em São Luís-MA, o Superintendente da Polícia Civil do Interior, o Delegado Armando Pacheco, recebeu a imprensa e divulgou o balanço parcial das 14 prisões realizadas no Maranhão. O delegado ressaltou, que “As prisões efetivadas no Maranhão, aconteceram uma em São Luís, pelo crime de tentativa de feminicídio e 13 prisões nos demais municípios maranhenses, onde foram efetivadas prisões no cumprimento a mandados de prisão Preventiva, Prisão Temporária, Sentença Condenatória e Prisão em Flagrante Delito” relatou o delegado.

- Na regional de Presidente Dutra foi preso, Paulo Barbosa Alves Filho. Ele foi preso no município de Colinas, pelo crime de homicídio qualificado. Ele teria assassinado a vítima no município de Colinas.

- Pela Regional de Viana, foi preso Ailton Sodré Gaspar. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Civil, no município de Penalva. Sua prisão se deu pelo crime de homicídio na forma tentada. A vítima teria sido o próprio irmão em Penalva.

- No município de Bacabal foi preso o acusado pelo crime de homicídio, Railson Morães Oliveira, o “Babidi”. Ele foi preso pelo assassinato da vítima, no bairro Novo Bacabal.

- Já em Açailândia foram presos os homicidas, Elias da Costa Carneiro e José Wilson dos Santos. Eles assassinaram a vítima na Zona Rural de Açailândia.

- Na regional de Pinheiro foi preso Wagner Anderson Gaspar, em razão do cometimento do delito de homicídio contra a vítima. O crime praticado por natureza fútil, aconteceu no município de Mirinzal.

- Outra prisão aconteceu no município de Chapadinha, onde foi preso Julimar Rodrigues da Conceição. Ele teria assassinado covardemente a companheira no município de Santa Quitéria.  Sua prisão foi uma cooperação da Polícia Civil do Maranhão e a Polícia Civil do Pará

- Também em Chapadinha foi preso o acusado identificado apenas por Carlos, o “Volpone”. Ele foi preso pelo crime de homicídio.

- Na regional de Pinheiro foi preso, Jorge Fabrício Santos Soares. Este foi preso no município de Cururupu. Sua prisão foi por conta do crime de tentativa de homicídio qualificado contra a vítima.

- Em Caxias foi preso o acusado Francisco das Chagas da Silva, o “Chico Velho”. A sua prisão aconteceu pelo crime de homicídio. Ele foi preso na Zona Rural de Caxias.

- No município de Timon, foi preso Antônio Fernandes Sousa, o “Antônio Bonzão”. Ele foi preso pelo crime de latrocínio, conta a vida da vítima. O crime aconteceu em Tianguá-CE.

- Em Itapecuru-Mirim foi preso José Raimundo Teixeira Araújo, o “Pantin”. A sua prisão aconteceu pelo crime de homicídio contra uma vítima, em Itapecuru.

- No município de Alcântara foi preso Reinaldo de Jesus Coelho. Ele foi preso pelo crime de Tentativa de Homicídio ocorrido em São Luís. A vítima foi a ex-companheira. Ele foi preso no povoado Castelo, zona rural de Alcântara.

- No município de Rosário foi preso Adilson Santos dos Santos. Ele foi preso pelo crime de feminicídio, praticado contra a ex-companheira. Sua prisão aconteceu no povoado Uincessão, em Rosário.

Foram realizadas operações também nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Groso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário