quarta-feira, 22 de agosto de 2018

UMA BELA HISTÓRIA! Colégio Militar 02 de Julho do Corpo de Bombeiros do Maranhão completa 13 anos de funcionamento



Logo cedo, no pátio interno do Colégio Militar 02 de Julho (CMCB), centenas de alunos, em forma, participam da parada matinal todos os dias. Enquanto o chefe de turma repassa todas as alterações da classe, os demais alunos ouvem atentamente as orientações dos monitores e se preparam para mais um dia de muito aprendizado escolar. É assim o início da rotina desses estudantes. A liderança da turma é revezada com todos, estimulando a iniciativa, a responsabilidade e respeito com os educadores.


Buscando um novo modelo de educação, a escola foi criada pela Lei 8.356 em 2005, através de uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC). Ao longo do tempo, se tornou uma referência na formação de crianças e adolescentes na rede estadual de ensino.


Hoje, além da unidade I, que comemora 13 anos de fundação nesta quarta-feira (22), existem mais sete outras unidades. A expansão que desde 2015 contabiliza bons resultados no esporte, nas aprovações em vestibulares e concursos públicos, foi uma meta estabelecida pela Secretaria da Segurança Pública, na pessoa do secretário Jefferson Portela, grande incentivador das escolas militares, por entender que elas prestam um relevante trabalho na diminuição da violência, uma vez que são capazes de promover a prevenção primária em segurança pública, evitando que as crianças se desviem para um caminho ruim.



O objetivo de sua criação foi oferecer educação básica de qualidade para dependentes de militares do Corpo de Bombeiros e à comunidade. O ingresso de crianças e jovens acontece por meio de processo seletivo que precede o início de cada ano letivo. O funcionamento ocorre em dois turnos: o Ensino Fundamental (6 º ao 9º ano) é ofertado no turno matutino e Ensino Médio (1ª a 3ª série), no turno vespertino. Atualmente estudam no Colégio Militar 2 de Julho Unidade I, 1.098 alunos (561 no Ensino Fundamental e 537 no Ensino Médio).


A Proposta Pedagógica da escola leva em conta a Constituição Brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares – PCN, as DCN’s e as diretrizes da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão.


“Agradeço a Deus em primeiro lugar pelo sucesso que representam nossos Colégios Militares na vida de milhares de cidadãos.Trabalhamos para que a disciplina e o respeito possam caminhar em harmonia com o aprendizado escolar. Não poderia deixar de lembrar e agradecer ao coronel Eliberto Barros Mendes, oficial que trouxe essa ideia do estado do Ceará e do Distrito Federal para ser implantada aqui no Maranhão, e ao coronel Getúlio da Silva Pereira, comandante geral do CBMMA, em 2005, oficial que concedeu todo apoio necessário para iniciarmos esse sonho. Hoje comemoramos 13 anos na participação da educação de milhares de jovens, e acima de tudo, estamos muito felizes pela expansão desse modelo de escola que representa mais valorização aos nossos maranhenses. Por fim, agradeço a todos os militares que trabalham na escola, na pessoa do Ten. Cel. Arnaldo Martins Macedo comandante do CMCB", declarou o coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA.


2 comentários:

  1. Realmente ha muito a comemorar, as conwuiconq são tantas. Parabéns a todos os profesdopro civis, aos colaboradores da escola, diretora, aos nossos Bombeiros que mantém o distância funcionando com respeito e disciplina. Parabéns pela expansão de outras unidades ao CMT GERAL e ao CMT ADJUNTO.
    Por: Jean Francus

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado, eu como professor dessas escola desde de 2013, venho ressaltar a importância dessa escola na vida dos maranhenses e venho agradecer pela bela matéria, obrigo Eduardo Ericeira.

    ResponderExcluir