quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Obras de requalificação das praças Deodoro e Pantheon avançam e devem ser entregues até o fim do ano

Nesta terça-feira (25), o ministro Carlos Marun, prefeito Edivaldo, presidente do Iphan, Kátia Bogéa e superintendente do Iphan, Maurício Itapary vistoriaram as obras do Complexo Deodoro que entram em fase final e da Rua Grande que seguem avançando 


O prefeito Edivaldo, o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa e o superintendente do Iphan no Maranhão, Mauricio Itapary, vistoriaram, na manhã desta terça-feira (25), o andamento das obras de requalificação do Centro Histórico que compreende o complexo Deodoro - formado pelas praças Deodoro e Pantheon e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro - além da Rua Grande. As intervenções, que estão transformando o aspecto urbanístico e reordenando uma das áreas mais importantes para o comércio e o turismo da capital, estão com cronograma de execução dentro do prazo previsto pelo projeto. As ações no local integram o programa PAC Cidades Históricas, executado pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura de São Luís. 

A vistoria técnica foi realizada em todo o canteiro de obras do complexo Deodoro e incluiu também a Rua Grande, onde as obras de revitalização estão em pleno andamento e dentro do cronograma previsto, para entregar à população, amplamente restaurado, o maior centro de comércio popular da capital. Acompanharam também a vistoria secretário municipais, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado do Maranhão (Sinduscon/MA), Fábio Nahuz; o presidente do Clube de Dirigentes Logistas de São Luís, Fábio Ribeiro; o presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Felipe Mussalém; o diretor de Relações Institucionais da Cemar, José Jorge Leite Soares; entre outras autoridades.

Na vistoria, o prefeito Edivaldo acompanhou os trabalhos no local, com o ministro, e destacou a magnitude da obra que está prestes a ser entregue à população. "Estamos realizando mais uma vistoria técnica a essa importante intervenção de requalificação urbanística do Centro, agora com a presença do ministro e da presidente do Iphan, que vieram analisar conosco as etapas dos serviços, acompanhar o trabalho no local e verificar como promover ainda mais celeridade à conclusão dessa obra, que é o maior investimento já realizado na área, nas últimas três décadas", destacou. Edivaldo Holanda Júnior lembrou que a restauração do Complexo Deodoro e da Rua Grande era algo que a população clamava tão veementemente e que, agora, que esses espaços estão sendo amplamente reformados, devem ser cuidados e preservados por todos. "Esta é uma obra importante para a preservação do patrimônio, para o aquecimento da economia e a promoção do turismo, que todos devem preservar. O nosso Centro Histórico é lindo e precisa ser muito bem cuidado e preservado por todos", afirmou o prefeito, que estava acompanhado pela primeira-dama, Camila Holanda.

OBRAS


A revitalização do Complexo da Deodoro, na área do Centro Histórico da capital, marca a consolidação de um dos mais importantes pacotes de obras para recuperar os espaços públicos. Segundo o superintendente do Iphan no Maranhão, Mauricio Itapary, os serviços na área da Pantheon estão 95% concluídos, faltando apenas serem finalizados os trabalhos de instalação dos mobiliários urbanos, iluminação pública e paisagismo.

Na Praça do Pantheon já foram concluídos os serviços de toda parte estrutural e urbanística da obra, com colocação do piso em concreto lapidado e de granito na área central; instalação de caramanchões, que são estruturas cobertas que vão proporcionar beleza e sombreamento aos ambientes. O espaço também já está recebendo os retoques finais do projeto paisagístico, com colocação de grama do tipo esmeralda e plantação de arbustos nativos da região. Já foram instaladas as bases dos postes para implantação do novo sistema de iluminação pública do espaço; e construídas também as bases dos bustos ornamentais que retornarão à praça. Nas próximas semanas será dado início ao trabalho de colocação do novo mobiliário urbano, com instalação de novos bancos de pedras de lioz e lixeiras.




RUA GRANDE
A Rua Grande, maior centro comercial de São Luís, está em nova fase das obras com serviços de pavimentação em andamento e outros trabalhos que se estendem por quatro quadras da via. Esta é uma das ações do conjunto de obras proposto ao local, que tem como objetivo promover a recuperação do centro comercial da cidade, a partir do reordenamento do espaço urbano.

Os serviços na primeira quadra da Rua Grande - entre as ruas do Passeio e de Santaninha – estão na fase de acabamento. A implantação do piso foi plenamente concluída, faltando agora apenas os serviços de instalação do cabeamento elétrico, posteamento e iluminação pública.

Entre as ruas de Santaninha e Santa Rita, na segunda quadra, está em conclusão a execução das caneletas para posterior instalação das tampas para início da concretagem da laje armada nas calçadas e, por fim, a pavimentação do trecho. Já na terceira quadra, entre as ruas de Santa Rita e da Mangueira, inicia obras de construção da infraestrutura da rede subterrânea de energia e demais serviços de acabamento e pavimentação.

O projeto da Rua Grande inclui serviços de embutimento da fiação elétrica e telefônica, drenagem profunda e esgotamento sanitário, drenagem fluvial, novos equipamentos urbanos, novo piso e pontos de acessibilidade reduzindo barreiras físicas e melhorando o acesso de pedestres.

Na Rua do Passeio, que faz ligação com a Rua Grande, foram construídas caixas de manutenção e inspeção das infraestruturas de esgoto, drenagem e eletricidade. Essas estruturas possibilitam que equipes de cada sistema realizem as devidas manutenções, quando necessário.

Serão construídas ainda duas destas caixas para agregar a rede subterrânea do entorno, que contempla trechos entre as praças do Pantheon e Deodoro, além da intersecção com a Rua Grande. No local, já foi concluída a execução das canaletas de drenagem e toda infraestrutura subterrânea.

Na quarta quadra, entre as ruas dos Craveiros e São Pantaleão, foi aberta frente de trabalho com serviços na rede de distribuição de água, de esgotamento sanitário e instalação de novas ligações domiciliares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário