quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Prefeitura de São Luís reduz em mais de 60% casos de dengue, zika e chikungunya na capital



Por meio de ações preventivas como visitas domiciliares, ações educativas e participação da comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti gestão do prefeito Edivaldo trabalha para combater as arboviroses

Com a intensificação das medidas preventivas no trabalho de porta a porta, aliada às ações educativas junto à população, a Prefeitura de São Luís registrou uma redução de aproximadamente 60% no número de casos de dengue e 68% de zika vírus e chikungunya, notificados na capital. Os dados foram observados entre janeiro a setembro deste ano e comparados com o mesmo período do ano passado. As ações seguem a orientação do prefeito Edivaldo e são realizadas de forma articulada e integrada, envolvendo as áreas da saúde, limpeza pública, educação e meio ambiente.

Como forma de valorizar ainda mais o trabalho dos agentes de endemias, profissionais indispensáveis ao combate às arboviroses, o prefeito Edivaldo entregou, semana passada, novos kits contendo uniformes e equipamentos individuais de trabalho para estes profissionais. A iniciativa visa promover ainda mais qualidade ao serviço que a Prefeitura de São Luís oferta à população. Os kits são compostos por bolsa, calças, camisas, bota, boné, repelentes e protetor solar.


O levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Coordenação do Programa de Combate às Arboviroses, aponta que de janeiro a setembro deste ano foram notificados 481 casos de dengue em São Luís, sendo que no mesmo período do ano passado o município registrou 1.220 casos da doença. A redução dos casos de chikungunya também foi significativa: 109 casos contra 348 notificações verificados no mesmo espaço de tempo do ano anterior. Já o número de notificações de pessoas com zika caiu de 277 notificações para 87 casos da doença na capital.

As ações nesses locais consistem em uma grande ação para a realização de serviços como recolhimento de resíduos volumosos que geralmente ficam depositados nos fundos dos quintais, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de entulho, de poda e capina domésticos; pneus velhos e outros tipos de resíduos que possam se tornar criadouros em potencial do mosquito Aedes aegypti. Nas inspeções também são utilizados larvicidas ao serem identificados depósitos suscetíveis à proliferação do inseto.
Outra ação desenvolvida pela Prefeitura no trabalho de combate à proliferação do Aedes aegypti são os mutirões nas áreas da cidade com maior incidência do problema. O mutirão já foi realizado nos bairros Vinhais, Planalto Vinhais e Cohafuma. Nos locais, durante uma semana, são intensificadas ações educativas junto à população e de limpeza urbana, com serviços de capina e roçagem em ruas e praças do bairro; inspeções preventivas com visitas domiciliares e em pontos estratégicos; serviços de bota fora para eliminação de criadouros do mosquito, entre outras ações de caráter preventivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário