sábado, 24 de novembro de 2018

Profissionais da saúde de mais de 60 municípios participam de capacitação sobre o zika vírus



Profissionais das 19 Regionais de Saúde participam do Laboratório de Formação do Trabalhador em Saúde no Contexto do Zika Vírus (ZIKALAB). Na capacitação, as equipes de saúde recebem orientações sobre o processo assistencial de pacientes com Zika vírus, com foco no ciclo materno-infantil. A formação aborda desde o diagnóstico até o monitoramento dos casos e estimulação do recém-nascido. A capacitação encerra nesta sexta-feira (23), em São Luís.

O curso, que teve início nesta quarta-feira (21), foi promovido pelo ZIKALAB, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Instituto de Pesquisa e Apoio no Desenvolvimento Social (IPADS), a empresa Johnson & Johnson, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems-MA), visando capacitar os profissionais que atuam na linha de frente da emergência em saúde causada pelo vírus Zika.

O projeto está focado na prevenção e cuidado para mulheres grávidas, familiares e crianças com microcefalia e síndrome congênita do Zika. “São três dias de curso com dois módulos em cada dia. Os profissionais receberam a capacitação através de aulas expositivas e realizaram uma visita in loco na Casa de Apoio Ninar, nossa referência como modelo de tratamento e acompanhamento dessas crianças, e agora voltam para suas cidades como multiplicadores”, disse Luana Paiva, técnica do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente (Dasca) da SES.

A capacitação conta com a participação de profissionais de saúde de 62 municípios. Os alunos formados serão multiplicadores nas equipes de Saúde da Família e outras instituições de seus territórios. Estiveram presentes enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, farmacêutico, entre outros.

“Os profissionais vão chegar nos seus municípios de origem e vão repassar esse conhecimento para as equipes de cada município. Isso vem ajudar a entender como deve atuar em cada área para ter sucesso na aplicação deste conhecimento”, disse Claudia Carvalho, apoiadora estadual do projeto ZIKALAB e representante Cosems-MA.

Para a neuropediatra e diretora da Casa de Apoio Ninar, Patrícia da Silva Sousa, a capacitação fortalece a atenção integral às crianças com problemas de neurodesenvolvimento.  “É muito importante fazer com que as pessoas conheçam o projeto da Casa de Apoio Ninar, porque nós precisamos muito que os municípios sejam parceiros em promover que essa ideia no seu município de origem. Criar o ninho de apoio, nos modelos da Casa de Apoio, é o principal objetivo”, destacou Patrícia Sousa.

A coordenadora da Atenção Básica de Coroatá, Valquíria de Sousa, é uma das participantes do Laboratório de Formação do Trabalhador em Saúde no Contexto do Zika Vírus (ZIKALAB). “A capacitação é muito importante para todos os municípios, principalmente para Coroatá. É um projeto muito bonito, porque engloba toda a família para ajudar essas crianças que realmente precisam desse cuidado especial. Com esse conhecimento adquirido, vamos poder ajudar e muito nossa população a conhecer mais sobre a doença e o tratamento”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário