quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Tendência é de renovação nas eleições da OAB pelo Brasil; no Maranhão não é diferente

Foto Reprodução

Sete estados  já realizaram as eleições para as suas seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o triênio 2019-2021 e em seis deles, foram eleitos novos candidatos, a maioria de oposição.  Somente um presidente de Ordem conseguiu ser reeleito, na OAB-MS.

Essa tendência nacional é reflexo da mudança que a advocacia nacional quer e que pode ser repetida em outros estados, inclusive no Maranhão, onde candidatos de oposição, como Carlos Brissac, da OAB de Verdade – Chapa 2, ocupa lugar de destaque nas pesquisas pelas propostas inovadoras que apresenta para a seccional maranhense, como representação da vontade da maioria dos advogados do estado, onde o atual presidente e candidato à reeleição, Thiago Diaz, tem uma forte  rejeição, devido ao trabalho realizado na Ordem que desagradou muita gente, apesar de agora, prometer fazer muito mais, mesmo tendo o período de três anos  de gestão para isso, discurso que já não convence .

E se esta tendência se mantiver, Brissac pode ser o grande vencedor das urnas nas eleições que ocorrerão nesta sexta-feira,23, quando advogados e advogadas escolherão o seu novo representante. As urnas estarão disponíveis, das 9h às 17h, na sede da OAB, no Calhau; Fórum Desembargador Sarney Filho, no Calhau; e no Fórum Astolfo Serra, na Areinha.

Em outros estados, as eleições já foram realizadas e o resultado foi o seguinte: Na Bahia, o presidente eleito da OAB-BA foi Fabrício Castro, da chapa Avança OAB;  Para a OAB-RJ, foi eleito Luciano Bandeira;  Em Rondônia, a oposição também venceu com a eleição do advogado Elton Assis.

A OAB-PE tem como novo presidente, Bruno Albuquerque Baptista , que dirigirá a entidade no triênio 2019-2021. Em Sergipe, a seccional da Ordem tem como presidente eleito, Inácio Krauss , e a do Amapá, Auriney Brito.

Até agora, somente a OAB-MS manteve o atual presidente, Mansour Karmouche, que foi reeleito, no pleito realizado no dia 21.

Este resultado até agora demonstra percentual de 85% de renovação na presidência das seccionais da OAB pelo Brasil, tendência que pode ser repetida no Maranhão,  caso se mantenha  essa forte vontade de renovação demonstrada a Brissac em São Luís e em vários municípios, inclusive no segundo maior colégio eleitoral do estado, Imperatriz, onde a Chapa 2 tem forte eleitorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário