terça-feira, 11 de dezembro de 2018

CEM Diamante inaugura Ambulatório de Feridas para curativos em pacientes vasculares



O Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Luiz Alfredo Netto Guterres, o CEM Diamante, inaugurou nesta segunda-feira (10) um novo espaço para realização de curativos em pacientes vasculares: o Ambulatório de Feridas. A medida adotada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) permitirá a ampliação do atendimento especializado na área, feito por encaminhamento de médicos da própria unidade ou referenciado pela rede pública municipal e estadual.

Para o diretor geral da unidade, Phil Camarão, esta é mais uma maneira de oferecer atendimento digno aos pacientes que apresentam a demanda de curativos. “Nós seguimos a diretriz do secretário Carlos Lula de oferecer um serviço de qualidade e humanizado. Nesse caso, estamos abrindo um espaço maior e que atenta para as especificidades dos curativos vasculares. Esse procedimento, aqui no PAM, será o mais confortável possível e realizado por uma equipe muito capacitada”, afirmou Phil.

Maria Raimunda Pereira, de 59 anos, também já havia passado por tratamentos em diversos hospitais em São Luís. “Encontrei a solução aqui. Me sinto muito bem com os medicamentos, antes chorava pelos cantos, agora me sinto bem. Já tinha feito até cirurgia, com enxerto, mas nada tinha dado certo”, completou.


A equipe que trabalha na área conta com cinco médicos vasculares e seis enfermeiras, com revezamento em dois turnos. A partir desta segunda-feira (10), há uma recepção separada para os pacientes que farão curativo e uma sala composta por três baias, que permitem os atendimentos simultâneos, com material especializado. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 13h às 18h. Por mês, o CEM Diamante realiza 400 curativos nessa modalidade.

A coordenadora de Enfermagem do CEM Diamante, Rafaela Pedroza, explica que a marcação deste atendimento é presencial, com avaliação pelo médico e encaminhamento posterior à enfermeira.

“Os pacientes atendidos no curativo são encaminhados pelos nossos médicos vasculares ou por referenciados com úlcera venosa pelas unidades do estado e do município. Aqui fazemos o curativo com desbridamento autolítico, que utiliza medicamentos e placas. Caso seja necessária a intervenção cirúrgica, o paciente é encaminhado para o hospital de referência mais próximo, o Socorrão I”, detalha Rafaela Pedroza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário