sábado, 15 de dezembro de 2018

Em um ano, Casa de Apoio do Hospital de Câncer recebe mais de 800 hóspedes


“Eu me sinto em casa aqui”, diz Nashra Costa Silva, de 32 anos, que nos últimos quatro meses contou com alojamento, alimentação e assistência da Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão, em São Luís. A dona de casa acompanha o marido, Raimundo Nonato Silva, no hospital de referência estadual em tratamento de câncer. Em um ano de funcionamento, a casa de apoio garantiu assistência a mais de 800 pessoas de mais de 100 municípios maranhenses.

Com o tratamento de Raimundo Nonato Silva, o casal que mora em Chapadinha conta com os serviços da Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão. “A casa de apoio caiu do céu para gente, porque não temos parentes no Maranhão. Quando soubemos que teríamos que passar meses em São Luís, nós pegamos um baque muito grande por causa da despesa que teríamos com hospedagem, alimentação e outras necessidades. Eu entrei uma Nashra e sai outra pessoa, principalmente por toda receptividade dos profissionais da casa, do porteiro a equipe multiprofissional. Sou muito grata”, revelou Nashra Costa.

Morador do município de Lagoa Grande do Maranhão, Raimundo Vieira Silva da Cruz, de 70 anos, aguarda o fim da sessão do tratamento contra o câncer de boca para poder retornar para casa. “Para mim e para muitas pessoas a casa de apoio é essencial. Se não tivesse essa assistência, eu acho que não estaria mais aqui. Antigamente pagávamos hospedagem nas pensões”, recorda.



Celebração
Ao som da Orquestra Adventista, profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes celebraram, nesta sexta-feira (14), um ano de funcionamento da casa de apoio. A ação contou com atividades integrativas.

A maior parte dos hóspedes da casa vem à São Luís em busca de atendimento oncológico. O prédio de dois andares funciona na Av. Sen. Vitorino Freire, na Areinha. A Casa de Apoio foi entregue pelo governador Flávio Dino em 14 de dezembro de 2017. O equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece cinco refeições diárias, além de itens de higiene, roupa de cama e de banho e material de limpeza.

“A proposta é atender com qualidade e dignidade todas as necessidades dos nossos hóspedes para que façam o tratamento”, disse o coordenador da Casa de Apoio, Paulo Henrique.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares do Maranhão (Emserh), Vanderley Ramos, destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado com a implantação da Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão. “É um momento muito importante e de grande alegria. Parabenizo o governo do estado por manter a Casa de Apoio, local que tem a função de promover a melhoria da qualidade de vida dos pacientes atendidos no Hospital de Câncer do Maranhão”, pontuou.

Para a diretora administrativa do Hospital de Câncer do Maranhão, Sheila Rodrigues, a implantação da Casa de Apoio é fundamental para os pacientes e familiares. “Completamos um ano cumprindo a missão do quanto a gente precisava dessa casa. Com os números que a gente acompanha mensalmente, da quantidade de pessoas que precisam dela, isso só aumenta e fortalece o que nós tínhamos em mente. A casa melhorou a vida de muita gente que antes ficava numa situação extremamente adversa. As pessoas estão felizes lá dentro. É uma casa carinhosa”, afirmou Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário