sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

SES treina agentes de 10 municípios da região de Pinheiro para captura de morcegos hematófagos



Agentes de endemias de 10 municípios da Regional de Pinheiro, no norte do estado, estão reunidos até esta sexta-feira (7) para capacitação realizada pelo Departamento de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O treinamento é parte das ações vigilância e prevenção da raiva e inclui a captura de morcegos hematófagos em áreas silvestres.

Os morcegos hematófagos, popularmente chamados de morcegos-vampiros, pois se alimentam de sangue, são transmissores da raiva, uma doença animal transmissível ao homem (zoonose). Os animais vivem em bandos e podem formar grandes colônias.

“Na zona urbana, a raiva é transmitida ao homem através de cães e gatos, mas na zona rural o principal transmissor é o morcego-vampiro. A ideia do treinamento é que os municípios tenham agentes treinados para o caso de precisar fazer essa captura, uma forma de dar uma resposta mais rápida quando for necessário”, explica o chefe do Departamento de Controle de Zoonoses da SES, Daniel Soares Saraiva
.
O treinamento envolve ensinamentos teóricos e práticos, pois os agentes aprendem a fazer a captura também prática, o que acontece durante a noite/madrugada. Além disso, eles receberam durante a capacitação um kit, contendo roupa especial, redes, pasta vampiricida (veneno à base de anticoagulante) e outros equipamentos necessários.

Segundo Daniel Soares Saraiva, a captura mira apenas os morcegos-vampiros, os do tipo frugívoros (que se alimentam de frutas e insetos) são soltos na natureza, uma vez que não apresentam perigo. “Os hematófagos capturados são soltos após os agentes passarem a pasta vampiricida no dorso deles, que levam o veneno para dentro dos abrigos e passam para os outros pela lambedura”, afirma.

As ações de prevenção do Departamento de Controle de Zoonoses buscam evitar o surgimento da raiva silvestre no Maranhão e estão concentradas, principalmente, nos municípios com áreas de risco ou limítrofes com o Pará, onde houve registros de casos este ano. Agentes de parte da regional de Zé Doca já foram capacitados. Está programado mais treinamentos em Açailândia, Pinheiro e Zé Doca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário