quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Arma em casa é risco para criança tanto quanto liquidificador, compara Onyx

Decreto assinado pelo presidente Bolsonaro para facilitar posse de arma determina que cidadão comprove a 'existência de cofre ou local seguro para armazenamento' em casas com crianças

Cofre

A respeito da necessidade do cofre em casa, Onyx explicou que um "compartimento com tranca" também será considerado seguro para guardar a arma. 

Questionado se a Polícia Federal terá de acreditar na "boa fé" do cidadão, o ministro disse que sim. 

"Ele [cidadão] diz que tem cofre em casa. Aí um dia tem assalto, a polícia vai lá e não tem cofre coisa nenhuma, não tem gaveta com chave. Nesses dois casos, dá o poder de tirar a arma e o certificado", explicou. 

Onyx ainda afirmou que a Polícia Federal será “obrigada” a acreditar na declaração do cidadão que informar que tem cofre ou local seguro para guardar a arma. 

De acordo com o ministro, a Polícia Federal não tem efetivo para "ir na casa de todo mundo" realizar a fiscalização.

Zona rural

Onyx Lorenzoni afirmou que o governo também pretende modificar regras para o porte de armas na área rural, o que exigirá aprovação de projeto de lei pelo Congresso Nacional.
O ministro defendeu o direito de o cidadão circular com a arma de fogo na área rural, já que é possível se deparar com cobras, onças e bandidos. 

“A gente sabe que o sujeito sai para o campo, às vezes a propriedade tem quatro, cinco, seis, sete, oito, dez hectares, quilômetros de distância da sede. E aí a pessoa tem que se deslocar. Precisa ter uma arma”, disse. 

“Se aparecer uma cobra na tua frente, ou aqui no Centro-Oeste uma onça, aí como é que tu faz [sic]? Ou um bandido mesmo?”, completou. 

Segundo Onyx, há projetos no Congresso Nacional sobre o assunto e poderão ser tratados com “urgência”. 

Ele não citou qual projeto específico o governo apoiará, mas citou entre exemplos uma proposta do deputado Afonso Hamm (PP-RS), que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. 

O projeto do parlamentar estabelece que proprietário rural ou trabalhador rural maior de 21 anos poderá ter porte de arma de fogo. 

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário