sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

ONU destaca marca de 365 dias sem morte materna na rede de saúde de Balsas e região



Os avanços na saúde materna no Maranhão foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A organização intergovernamental, criada para promover a cooperação internacional, publicou na quarta-feira (2) uma reportagem informando a marca histórica de zero morte materna Regional de Saúde de Balsas em um período de 365 dias.

A conquista foi alcançada com os investimentos feitos pelo Governo do Estado na região formada por 14 municípios – alguns deles de forma independente, como a inauguração do Hospital Regional de Balsas em 2017; e outros em conjunto com a gestão municipal e organizações, como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo, e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“Ao entregarmos o Hospital Regional de Balsas, cumprimos a missão de garantir assistência de saúde de qualidade para os maranhenses do sul do estado. Antes dele, as mulheres da região viajavam para Imperatriz, que fica a quase 400 km de distância. Uma viagem longa, cansativa e perigosa. Ter nosso trabalho reconhecido não alimenta nosso ego, mas nos dá a esperança e estímulo para continuar trabalhando para salvar vidas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Segundo a ONU, após a entrega da unidade hospitalar, “foi observada uma redução significativa não apenas na mortalidade, mas também no near miss materno e neonatal — termo médico usado para se referir a casos em que uma gestante ou recém-nascido enfrenta complicações de saúde que os colocam em risco considerável de morte”, diz a reportagem.

A parceria entre o Maranhão e a OPAS, braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), começou em 2016. O acordo de cooperação busca reestruturar a Rede de Atenção materno infantil em todo estado. Nesse sentido, são implementadas ações para o cuidado da mulher, com a qualificação da atenção pré-natal e o fortalecimento de iniciativas de planejamento reprodutivo. Uma delas as oficinas estaduais sobre a estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia (0MMxH).

Outra ação de impacto para que não houvesse nenhum registro de morte materna na região em um período de 365 dias é o avanço do processo de Planificação da Atenção à Saúde no município de Balsas. Proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e adotado pelo Governo do Maranhão, a Planificação é uma estratégia para transformar os processos de trabalho, dentro dos princípios e diretrizes do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário