quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Avança diálogo sobre a racionalização na rede de saúde do Estado


O processo compartilhado de racionalização da rede de saúde do Estado deu mais um passo, na terça-feira (26), com a realização de uma reunião no Fórum Desembargador Sarney Costa, do qual participou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. A ideia é elaborar um documento de forma consensual, com diagnóstico e propostas para melhorar o Sistema Único de Saúde no Maranhão.

Integram as discussões a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria Extraordinária de Articulação de Políticas Públicas (SEEPP), Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão (Sindmed), Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).


Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, desde 2015, a SES promove mudanças e está reorganizando a rede para garantir maior resolutividade nas unidades e acesso aos serviços de saúde aos maranhenses.

“Nesse processo, ampliamos o diálogo com gestores municipais para entender as demandas prioritárias, assim como aumentamos a cobertura em vazios assistenciais históricos”, disse Carlos Lula

“Isso é possível porque realizamos um planejamento e avaliações constantes. Este grupo vai qualificar ainda mais essa reformulação em curso, pois vai agregar novos olhares e saberes”, comentou o gestor estadual.

O encontro de trabalho foi mediado pelo juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, que produz, em conjunto com duas peritas, professoras doutoras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), um relatório com diagnóstico das unidades estaduais, compilada a partir de um trabalho de campo e com a contribuição de todos os órgãos e entidades envolvidas.

“Estou feliz com a disponibilidade de todas as instituições para encontrarmos juntos uma solução consensual. Ninguém pode dizer que tem a solução sozinho para os problemas de saúde”, disse o magistrado.

“É um desafio gigantesco, que só tem uma maneira de resolver, com humildade de todos e abertura para diálogo. Com o que estamos construindo, vamos melhorar muito a rede de saúde do Estado e quem será beneficiado é a população que mais precisa”, afirmou Douglas Martins.

Por sugestão da SES, integrará o diagnóstico final um estudo sobre os hospitais de 20 leitos. A proposta é organizar os municípios com unidades deste porte em consórcios públicos de saúde para gestão e manutenção.

Os órgãos e entidades têm até o dia 12 de março para encaminhar à Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís sugestões para integrar o documento final. No dia 15 de abril, uma nova rodada está marcada para apresentar os resultados e propostas.

Participaram da reunião o secretário de Estado de Articulação das Políticas Públicas, Marcos Pacheco; o presidente da Famem, Erlanio Xavier; o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho; o presidente do CRM-MA, Abdon Murad; presidente do Sindmed-MA, Adolfo Paraíso; e os representantes do Cosems, Eduardo Duailibe e Amanda Libanio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário