quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Desembargadores Cleones Cunha e Tyrone Silva assumem a Presidência e Corregedoria, respectivamente



Em sessão solene realizada na tarde desta terça, 26 de fevereiro, os desembargadores Cleones Carvalho Cunha e Tyrone José Silva tomaram posse nos cargos de presidente e vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, logo após o segundo ser empossado como membro efetivo da Corte na vaga aberta com o fim do biênio do desembargador Ricardo Duailibe. 

Além dos membros da Corte, juiz federal Wellington Cláudio Pinho de Castro, juízes estaduais Júlio Cesar Lima Praseres e Itaércio Paulino da Silva e os advogados Eduardo José Leal Moreira e Gustavo Araújo Vilas Boas, compuseram a mesa de honra o governador Flávio Dino (Maranhão), o deputado estadual Othelino Neto (presidente da Assembleia Legislativa), o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos (presidente do Tribunal de Justiça), o procurador regional eleitoral em exercício José Raimundo Leite Filho, o vice-governador Carlos Orleans Brandão Junior; o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior (vice-presidente e corregedor do TRE-SP e presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil), o desembargador Ricardo Tadeu Bugarin Duailibe (representando os ex-presidentes do TRE-MA); O advogado Thiago Diaz (presidente da OAB-MA), o prefeito Edivaldo Holanda Junior (São Luís), o procurador-geral de Justiça Luiz Gonzaga Martins Coelho, o juiz Ângelo Antônio Alencar dos Santos (presidente da AMMA), juíza Renata Gil de Alcantara Videira (vice-presidente institucional da AMB) e o diretor-geral Flávio Costa (TRE-MA).

O desembargador Cleones relatou a satisfação de chegar à presidência da Corte e do desejo de contribuir na busca incessante pela proteção e estímulo às virtudes democráticas. "Aqui, defende-se o direito de escolha do povo! O exercício da democracia! A soberania popular! Defende-se a liberdade e o futuro de nosso país! Aqui, nos casos de tentativa de burla à lisura do processo eleitoral, de abuso de poder político e econômico, de propaganda eleitoral ilegal, sanamos as irregularidades porventura existentes na eleição".

O desembargador Tyrone falou da honra em integrar a Corte Eleitoral e das responsabilidades que passará a ter. "O propósito, como sempre foi em toda a minha vida de magistrado é exercer mais essa missão com toda dedicação e denodo, tanto quanto com a serenidade e a isenção que a dignidade da função exige". Acrescentou, ainda, que a justiça eleitoral tem sido um exemplo, notadamente com a implantação e o uso de dispositivos com tecnologias modernas, avançadas e eficientes, demonstrado na regularidade, transparência e na confiabilidade das eleições. Hoje não só o uso da urna eletrônica, mas a implantação da biometria, atestam esse avançado nível de atuação da justiça eleitoral, capitaneado por um excelente quadro técnico de competentes e aplicados servidores.

Compareceram à solenidade desembargadores, juízes, procuradores, promotores, defensores, deputados, prefeitos, servidores da justiça eleitoral, familiares dos empossados e a imprensa.

Medalha

Na ocasião foi entregue a Medalha do Mérito Eleitoral "Ministro Arthur Quadros Collares Moreira" ao desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário