sábado, 23 de fevereiro de 2019

SES reúne profissionais de saúde das maternidades e discute medidas preventivas combinadas de combate às ISTs e HIV/Aids


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) se reuniu, na quinta-feira (21), com 30 profissionais das maternidades de Alta de Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha para tratar de medidas preventivas de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/Aids nos serviços da rede estadual.

Na roda de conversa, técnicos do Programa Estadual de ISTs/HIV/Aids da SES destacaram a importância da prevenção combinada e a realização do teste rápido para detecção do vírus HIV/Aids, estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção, com uma série de abordagens e medidas que devem ser adotadas nos âmbitos individual, comunitário e das instituições de saúde para interromper a contaminação pelo vírus.

“A prevenção combinada é a junção de várias ações que não se restringem apenas ao uso do preservativo como método preventivo, mas também conta, por exemplo, com a vacinação contra Hepatite B e HPV”, explicou a enfermeira Maria do Amparo Cardoso, técnica do Departamento de Atenção às DST/Aids e Hepatites Virais da SES.

“Esses encontros são essenciais para que as unidades visitadas possam apontar suas necessidades de forma que possamos suprir”, acrescentou Eudimar Ramos.

As unidades da rede estadual de saúde incentivam a prevenção do HIV/Aids. Para a gerente administrativa da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Maria Margarida de Carvalho Neta, a visita técnica da equipe da SES permite aprimorar a rede de atendimento.

“Muito do que foi falado na roda de conversa nós já fazemos aqui na Maternidade, principalmente de Aids, sífilis, hepatite B. Acredito que a equipe da SES está somando conosco, fazendo com que o serviço fique ainda melhor”, avaliou.

PEP e PrEP 
Os técnicos intensificaram as orientações sobre Profilaxias Pós-Exposição (PEP) e Pré-Exposição ao HIV (PrEP). A PEP é considerada uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após situação em que exista risco de contágio, tais como a violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um método de prevenção à infecção pelo HIV, que consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo, antes da pessoa ter contato com o vírus. A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário