segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Unidades de saúde da rede estadual animam pacientes com marchinhas de carnaval e ações educativas


A música dá o tom do Carnaval e, com ela, os pacientes assistidos na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) entraram no embalo do reinado de momo no Maranhão. Nesta segunda-feira (25), profissionais de saúde de unidades da capital e do interior levaram informações sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientaram sobre a importância da doação de sangue e cadastro de medula óssea e alertaram sobre segurança no trânsito e os riscos do uso abusivo de álcool.

No Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, pacientes da ala de cirurgia cardíaca participaram da apresentação da banda da Policia Militar. Ao som de marchinhas de Carnaval, cerca de 25 pacientes participaram da programação lúdica.

A programação na unidade prossegue durante a semana com rodas de conversas sobre prevenção de ISTs/HIV, de câncer de pênis, entrega de kits de prevenção, entre outros.

“Essa ação é importante porque traz humanização, acolhimento e conforto aos pacientes. Para que eles entendam que mesmo vivendo esse momento de dificuldade, não estão desvinculados da programação cultural e festiva que acontece fora do hospital”, destacou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HCM, Márcia Cunha.

No Centro de Saúde Genésio Rego, os usuários do serviço participaram das ações educativas de incentivo à doação de sangue, principalmente, no período do Carnaval, orientações para combater o assédio sexual, assim como distribuição de preservativos.

“Além das campanhas de doação de sangue e prevenção, estamos com a campanha assédio é crime. Com um material que disponibiliza os contatos para denúncia, e também a conscientização dos homens que não é não”, explicou a assistente social da unidade, Anselma Viégas.


Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, a blitz educativa da Maternidade Benedito Leite, sensibilizou pedestres e condutores para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

“Nós precisamos conscientizar a população sobre prevenção. Não custa lembrar sobre o uso do preservativo e dos perigos das ISTs e Aids”, destacou Aline Oliveira, biomédica e coordenadora das ações educativas na maternidade.

As ações preventivas também foram realizadas nesta segunda-feira na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coroatá e no Hospital Regional de Balsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário