quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Usuários do Hospital Presidente Vargas celebram carnaval ao som da Turma do Quinto


Ao som da bateria da Turma do Quinto, o Baile do Grupo de Adesão do Hospital Presente Vargas reuniu, nesta quarta-feira (27), pacientes e profissionais de saúde da unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A programação contou com distribuição de preservativos, géis lubrificantes e material informativo.

De acordo com a diretora-geral do Hospital Presidente Vargas, Leyna Lima, a festividade momesca fortalece a rede de apoio e promove a participação dos usuários do serviço em atividades integrativas. “Esse momento foi pensado para aqueles que vivem e convivem com o HIV, além dos colaboradores do hospital. Nós pensamos em um momento de alegria, onde todos pudessem participar e se divertir”, disse.

Com o apoio de assistente social, psicólogas, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos do Hospital, o Grupo Adesão trabalha no acolhimento dos pacientes que vivem com HIV. Atualmente, o Hospital Presidente Vergas possui 5.084 pacientes regulares sendo assistidos pelo programa da rede de apoio aos portadores com HIV.

“Quem está com o vírus do HIV sofre muita vulnerabilidade social. O Grupo de Adesão auxilia no tratamento a fim de que essa pessoa se identifique como indivíduo. O problema existe, mas isso não o diminui”, enfatizou Ronald, participante do grupo desde 2010.


Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Sociedade Civil, Ricardo Santos, o evento fortalece a autoestima dos pacientes e usuários do serviço. “A importância desse evento hoje no Hospital Presidente Vargas é a integração entre os usuários da casa e os profissionais de saúde, levantando e fortalecendo as pessoas que estão em tratamento contra o vírus da Aids”.

Ações preventivas 
O Hospital Dr. Carlos Macieira realiza uma série de atividades educativas e lúdicas no período momesco. Durante a semana, pacientes e acompanhantes recebem orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de cerca de 500 kits de prevenção, prevenção de acidentes, entre outras.

Em Imperatriz, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) fez a distribuição de preservativos, bem como ação de sensibilização sobre a importância da doação de sangue. A UPA de Coroatá está com programação marcada para esta quinta-feira (28), com palestras educativas sobre ISTs e doação de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário