quinta-feira, 14 de março de 2019

Governo debate financiamento do SUS em conferência de políticas de saúde


O Governo do Maranhão participou do debate sobre financiamento do SUS e saúde como direito na abertura da I Conferência Livre da Política de Atenção Primária e Vigilância, nesta quarta-feira (13), no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). No primeiro dia do evento, cerca de 200 pessoas participaram dos debates sobre saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS. A conferência prossegue nesta quinta-feira (14).

Presente ao evento, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou a importância do debate sobre o SUS e os avanços da rede assistência à saúde no estado. “Política de saúde se faz discutindo demandas, prioridades e avanços com todos os envolvidos no processo. O Estado não pode capitanear sozinho essa responsabilidade, porque é no Município que as pessoas vivem, lá que a saúde acontece, e são para as pessoas que essa política é feita. Só existe um SUS para todos”.

Na programação da Conferência Livre da Política de Atenção Primária e Vigilância, debates, mesas redondas, trabalhos de grupos, além da consolidação de propostas. O evento integra a etapa preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília.

“Durante dois dias vamos consolidar propostas para orientar, direcionar e balizar os municípios, a fim de que eles possam qualificar as políticas públicas de saúde na área de vigilância em saúde e atenção primária, que tem grande impacto nos indicadores de saúde do Maranhão”, destacou o superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz.

O secretário municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho, destacou a relevância do trabalho em parceria. “É importante que estejamos alinhados com as políticas de vigilância do estado”, disse.


A promotora de Justiça Glória Mafra reforçou o papel do Ministério Público e a importância das deliberações da conferência. “O Ministério Público participa da conferência como guardião da efetividade do que será proposto. Estamos aqui para conhecer, discutir e acompanhar todo planejamento, para que ele se converta em benefício à população”, destacou.

O deputado estadual Yglésio Moyses parabenizou o Governo do Maranhão por realizar a conferência. “O resultado desse encontro vai auxiliar os municípios na construção das suas políticas públicas”, afirmou.

Para Marcelina Lindoso, representante dos usuários na conferência, o espaço fortalece a construção de políticas públicas. “As conferências são um espaço democrático para dialogarmos com os gestores”, contou a representante da área Itaqui Bacanga.

Participaram da mesa de abertura do evento, o secretário Carlos Lula; o secretário municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho, e representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems-MA) no evento; a promotora de Justiça e titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde da capital, Glória Mafra; o superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz; o deputado estadual Yglésio Moyses; a usuária do sistema SUS e representante da região Itaqui Bacanga, Marcelina Lindoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário