sexta-feira, 29 de março de 2019

Governo fará mutirão de prevenção ao câncer do colo do útero nesta sexta-feira (29)


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará, nesta sexta-feira (29), o mutirão de prevenção ao câncer do colo do útero no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Cidade Operária, Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, Hospital do Câncer do Maranhão, Hospital da Vila Luizão e Hospital Aquiles Lisboa (HAL). O atendimento da campanha Março Lilás será das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Na ação, a vacinação contra HPV será realizada no Hospital Aquiles Lisboa (HAL), Centro de Saúde Genésio Rego e CEM da Cidade Operária. A imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer de colo de útero. As duas doses da vacina são disponibilizadas na rede pública para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Exames 
Para realizar o exame Papanicolau no mutirão, a paciente precisa apresentar documento de identidade e cartão do SUS. O preparo para o exame inclui não ter relação sexual, mesmo com camisinha, dois dias antes do exame, e não usar duchas ou cremes vaginais dois dias antes do exame. O exame não deve ser feito no período da menstruação.

Comemoração 
Nesta sexta-feira (29), o Centro de Saúde Genésio Rêgo comemora 45 anos de funcionamento do serviço. A unidade oferece atendimento nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Fisiatria, Ginecologia, Urologia, Mastologia, Reumatologia, Dermatologia, Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia, além de exames laboratoriais de rotina, imunização, testagem rápida de HIV, entre outros serviços.

Unidades do mutirão de preventivos
– CEM da Cidade Operária – Avenida Principal, S/N – Cidade Operária
– Hospital Aquiles Lisboa – Av. José Sarney S/N, Bairro Vila Nova
– Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo – Avenida dos Franceses, S/N – Vila Palmeira
– Hospital do Câncer do Maranhão – Praça Neto Guterres, nº 2 – Madre Deus
– Hospital da Vila Luizão – Rua São Paulo, S/N – Vila Luizão

Nenhum comentário:

Postar um comentário