sexta-feira, 29 de março de 2019

Governo promove mutirão de prevenção ao câncer de colo do útero em cinco hospitais


Cinco unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) farão, nesta sexta-feira (29), mais uma edição do mutirão de prevenção ao câncer do colo do útero. Ao todo, cerca de 600 pacientes serão atendidas na ação da campanha Março Lilás no mutirão.

O mutirão de preventivos será realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Cidade Operária, Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, Hospital do Câncer do Maranhão, Hospital da Vila Luizão e Hospital Aquiles Lisboa (HAL). O atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, enfatizou o trabalho que a pasta tem realizado na promoção da saúde. “Enquanto governo, trabalhamos incansavelmente com o objetivo de oferecer melhores condições de saúde aos maranhenses. Essa ação agrega uma diversidade de serviços em um só local para prevenção e diagnóstico oportuno do câncer de colo do útero”, afirmou.

Imunização 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância da vacinação contra HPV. A imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer de colo de útero. As duas doses da vacina são disponibilizadas gratuitamente na rede pública para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. No mutirão, a vacinação será realizada no Hospital Aquiles Lisboa (HAL), Centro de Saúde Genésio Rego e CEM da Cidade Operária.

Exames 
Para o atendimento no mutirão, a paciente precisa apresentar documento de identidade e cartão do SUS. O resultado do exame Papanicolau será entregue na unidade no prazo de 15 dias. O preparo para o exame inclui não ter relação sexual, mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou cremes vaginais dois dias antes do exame. O exame não deve ser feito no período da menstruação.

Unidades do mutirão de preventivos
CEM da Cidade Operaria – Avenida Principal, S/N – Cidade Operária
Hospital Aquiles Lisboa – Av. José Sarney S/N, Bairro Vila Nova
Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo – Avenida dos Franceses, S/N – Vila Palmeira
Hospital do Câncer do Maranhão – Praça Neto Guterres, n.º 2 – Madre Deus
Hospital da Vila Luizão – Rua São Paulo, S/N – Vila Luizão


Nenhum comentário:

Postar um comentário