terça-feira, 12 de março de 2019

Menino de 3 anos que desapareceu em Caxias é resgatado por bombeiros e agentes do CTA.


"Graças a Deus, a criança que estava desaparecida desde domingo (10), foi encontrada nesta terça-feira (12)! Parabenizo todos os bombeiros, policiais militares, equipe do CTA e populares pelo êxito na missão", relatou o Cel. Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão.



Desde às 11 horas do último domingo (10) o desaparecimento de um menino de 3 anos intrigava autoridades e diversas equipes de resgate do Maranhão. O fato ocorreu mais precisamente no povoado de Caxirimbu, na zona rural de Caiesme, a aproximadamente 410 quilômetros de São Luís. De acordo com a avó da vítima, que naquele momento trabalhava em uma zona de mata fechada, o menino Daniel da Rocha Santos estava em sua companhia e por um descuido sumiu de sua vista. 



A partir daí uma operação foi montada para tentar encontrar o garoto, inicialmente o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), sediado em Caxias, foi acionado. E imediatamente colocou sua equipe para averiguar toda a área. Logo no primeiro dia voluntários civis formaram grupos de buscas e se distribuíram nas proximidades do local indicado pelos familiares.



“Várias pessoas se mobilizaram para procurar o menino, juntamente com a nossa equipe de serviço, porém não o encontramos. A nossa equipe chegou ao local na tarde do domingo e iniciou as buscas, inclusive durante a noite”, explica comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, major Hérisson Mouzinho, após o primeiro dia de buscas.

No segundo dia, as buscas foram intensificadas, o receio de que um menino de apenas 3 anos pudesse não resistir a tantas horas de frio e de fome motivavam as pessoas envolvidas na operação a não descansarem um só minuto. Toda área era vasculhada minunciosamente. 



Na manhã da terça-feira (12), terceiro dia de buscas, uma equipe de bombeiros formada por especialistas em buscas em áreas de difícil acesso foi mobilizada para a região, uma aeronave do Centro Tático Áereo (CTA) também foi empregada na operação. Várias frentes de buscas formadas por bombeiros militares, bombeiros civis, policiais militares, policiais civis, Secretaria de Meio Ambiente, guarda-municipais e voluntários civis varriam toda a área de mata fechada.

Por volta das 10 horas, uma informação sobre o achado do menino foi repassada, via telefone, ao tenente Esdras do Corpo de Bombeiros, que estava a bordo da aeronave do CTA, realizando as buscas aéreas. Imediatamente a aeronave pairou no local indicado e realizou o resgate de Daniel. 


“O garoto estava com algumas escoriações e aparentemente debilitado, procuramos hidratá-lo e aquece-lo. Eu, o soldado Gaspar e uma enfermeira civil, que também se encontrava bordo da aeronave, realizamos a avaliação inicial e prestamos os primeiros atendimentos ao menino. Depois de tanto tempo de buscas, foi incrível encontrar a criança, ela foi muito resistente. Quero agradecer imensamente a Deus, e a todos os componentes da operação, em nenhum momento nós perdemos a esperança de encontra-lo vivo”, declarou o tenente Esdras do CBMMA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário