domingo, 31 de março de 2019

Prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem começa segunda-feira (1º)


Começa na próxima segunda-feira dia (1º) e vai até o dia 10 (quarta-feira) o prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. Para solicitar a isenção, basta acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), no endereço eletrônico: enem.inep.gov.br/, e preencher os dados exigidos.

Terão direito à isenção: candidatos que estejam cursando terceiro ano do ensino médio em escola pública; que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou que tenham sido bolsistas integral em escolas da rede privada, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa; e candidatos que estejam inscritos em programas sociais do governo federal.

Vale lembrar que, quem obteve a isenção da taxa em 2018 e não compareceu às provas, mas deseja se inscrever no Enem 2019, é preciso justificar a ausência para ganhar a gratuidade novamente. Serão aceitos atestados médicos, boletim de ocorrência e outros documentos oficiais que comprovem o motivo da ausência. É necessário anexar os documentos na página do participante para que o Inep faça a avaliação.

Ações #PartiuEnem
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou o #PartiuEnem, um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio e a melhor preparação para o Enem. A Seduc orientou às escolas para que desenvolvam atividades que fomentem a integração de toda a comunidade escolar, incentivando um ambiente de confiança, acolhimento e participação de todos potencializando o protagonismo dos estudantes.


Dentro do #PartiuEnem, foi criado o #MobilizaEnem, que visa estimular a participação dos estudantes no exame. Cada escola deve mobilizar e apoiar os estudantes para que não percam os prazos e garantam a participação nas provas. A meta é mobilizar 100% dos estudantes matriculados nas turmas de terceira série das escolas da rede estadual, para que se inscrevam no Enem e participem dos dois dias de realização das provas.

Entre as ações mobilizadoras estão: checagem de documentação dos alunos e reunião com os pais e responsáveis definido prazo para resolver pendências; Dia “D” de mobilização pela isenção da taxa de inscrição; atendimento individualizado para preenchimento da solicitação de isenção; semana de mobilização para inscrição; preparar equipe e espaço nas escolas para garantir a inscrição; criar murais voltados, exclusivamente, para informes, dicas sobre o Enem, recadinhos e depoimentos de professores e estudantes, contagem regressiva, entre outros; e premiação para a primeira turma que fechar 100% de inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário