sábado, 27 de abril de 2019

“Agora só levo um documento”, dizem maranhenses sobre o novo RG+


Jaudysson Clayton Souza Passos é pedreiro e estava todo feliz ao conseguir renovar o documento de identidade no Viva/Procon da Beira Mar, em São Luís. Ele conseguiu um emprego novo e, para a assinatura do contrato, ele já vai usar o RG+, documento que reúne diversos outros num só.

Recém-lançado, o RG+ unifica documentos pessoais, facilitando o dia a dia do cidadão. “Eu gostei muito, você só leva um. Antes a gente levava aquele bolo de papel, muito xerox… Cada dia que passa, as coisas estão ficando melhor, né?”, disse Jaudysson, que também vai incentivar a esposa a tirar o documento.

“Eu ia trazer a minha esposa na segunda-feira, mas já começo no trabalho novo. Vou dizer pra ela vir”, contou. Na nova identidade, Jaudysson incluiu carteira de trabalho, certificado militar, o resumo da certidão de nascimento e o tipo sanguíneo.

Se quisesse, daria ainda incluir outras informações, como o número da carteira de motorista, registro profissional, identidade de contribuinte do Imposto de Renda, NIS/PIS/Pasep, e informação sobre condições especiais de saúde (como alergias e outros) e ainda declaração de doador de órgãos.

Facilidade
Dona Gessy Gomes também recebeu o modelo novo, mas não incluiu todas as informações que poderia. Ela gostou tanto que já está marcando a data para tirar uma nova, agora com todos os dados a que tem direito.




“É bom porque a gente não anda com tantos documentos, nessa aqui não deu para colocar todos porque eu não estava com eles aqui, mas logo vou voltar e colocar todos os documentos”, disse.

A estudante Rayana Baldez Brasil também gostou do RG+, principalmente da possibilidade de incluir informações sobre saúde.

“Achei bom demais porque, além de não precisar andar com vários documentos, se tiver uma emergência, você vai entrar num hospital e vão saber logo se é alérgico, se tem alguma doença”, afirmou.

Como fazer
O novo Registro Geral (RG +) do Maranhão pode ser solicitado em todas as unidades do Viva/Procon do estado. O modelo é opcional, e os documentos anteriores continuam valendo.

Como antes, para quem solicita a emissão pela primeira vez, o documento é gratuito. Caso o interesse seja apenas a atualização, o novo documento é emitido como uma segunda via, modalidade em que é cobrada uma taxa de R$ 32,83.

Para incluir os dados que o novo documento permite, é preciso apresentar ao Viva/Procon os originais que serão incluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário