sábado, 27 de abril de 2019

Cooperativa de Lago do Junco inaugura unidade de refino de óleo de babaçu


No mês  em que completa 28 anos de fundação, a Cooperativa de Pequenos (as) Produtores (as) Agroextrativistas do Lado do Junco (Coppalj) comemora com um novo salto na produção. Será inaugurada neste sábado, a unidade de produção de óleo de babaçu refinado, passando a atender também à indústria alimentícia e de fármaco. A inauguração será neste sábado, 27/04, às 10h, em Lago do Junco-MA. 

Com capacidade para refinar até 2000 kg de óleo de babaçu por hora, a nova unidade de refino é fruto de um projeto em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF-MA), com assessoria da Associação em Áreas de Assentamentos no Estado do Maranhão (ASSEMA).  Além da nova unidade de refino, a agroindústria da Coppalj também passa a contar com um laboratório para análise físico química do óleo, projeto da ASSEMA com o apoio do Fundo Amazônia.


A Coppalj foi criada em abril de 1991 por produtores e produtoras agroextrativistas de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues com o objetivo de valorizar a cadeia produtiva do babaçu e melhorar da qualidade de vida das comunidades tradicionais de mulheres quebradeiras de coco.

O óleo da Coppalj é produzido a partir da amêndoa fornecida pelas quebradeiras de coco babaçu da região do Médio Mearim. As amêndoas são comercializadas pelas quebradeiras de coco nas cantinas comunitárias da Coppalj que efetua o pagamento em dinheiro ou em produtos, variando da cesta básica, ferramentas de trabalho aos mais variados produtos de higiene e beleza. Em 2018, a Coppalj bateu recorde de produção de óleo de babaçu orgânico filtrado, quando alcançou o volume de 221.000 kg, contra 197.400 kg produzidos em 2017. Ao todo foram comercializadas mais de 500 toneladas de amêndoas de babaçu. 

O óleo pertence à linha de produtos de comunidades tradicionais que tem a marca "Babaçu Livre". O óleo é certificado pelo IBD, a maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina.

A preocupação com o meio ambiente, o comércio justo e solidário e a valorização das famílias agroextrativistas do Médio Mearim sempre estiveram presentes na história da Coppalj, que conta com a assessoria da ASSEMA em seus projetos ao longo de sua trajetória.



Um comentário:

  1. Uma correção o nome é Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues - COPPALJ

    ResponderExcluir