segunda-feira, 29 de abril de 2019

Governo firma parceria com Hospital Albert Einstein para reestruturação da Rede de Atenção Materno-Infantil


A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) no Maranhão será realizada, a partir deste ano, nos 15 municípios da Regional de Saúde de São João dos Patos. A reunião preparatória para início dos trabalhos aconteceu na sexta-feira (26), na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e contou com a participação de técnicos da SES, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Israelita Albert Einstein (SP), e do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Vinícius Araújo.

Desta vez, a estratégia de planejamento e reorganização dos processos de trabalho será conduzido pelo Hospital Israelita Albert Einstein (SP), junto à SES, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde. O foco será a reestruturação da Rede de Atenção Materno-Infantil.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a Planificação tem rendido bons resultados no Maranhão, com melhoria significativa nos indicadores de saúde e na assistência à população. “A qualificação dos processos e profissionais resultou na organização das redes de atendimento, em uma melhor assistência à população, com melhor uso dos recursos, do tempo e do trabalho dos servidores nas três regiões onde já acontecem. Unir o projeto do Conass à expertise do Hospital Israelita Albert Einstein na região de São João dos Patos vai potencializar os esforços do Estado e Municípios em levar saúde a quem precisa”, reforçou Carlos Lula.

O projeto de Planificação da Atenção à Saúde é uma proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que foi adotado no Maranhão e implantado nas regiões de Balsas, Caxias e Timon. Para os 15 novos municípios, o projeto passa a se chamar “A organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde (PlanificaSUS)”. Outra regional está em estudo para receber a estratégia.

“O Conass continua fazendo a Planificação nas três regiões, agora em patamar de aprimoramento. Aqui, no Maranhão, temos uma região [Caxias] que tem toda a rede de atenção materna e infantil organizada. Com a SES está amadurecida no processo, vamos aproveitar esse processo do PROADI-SUS para que a secretaria se aproprie ainda mais, para expandir para todas as regiões”, comentou Maria José de Oliveira Evangelista, assessora técnica do Conass e responsável pela planificação no Brasil.

Para o coordenador de Projetos IIRS do Hospital Israelita Albert Einstein, Márcio Paresque, a PAS permite desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários.

“Nosso objetivo é o mesmo do projeto do Conass, pois a metodologia é uma só. Vamos dar apoio técnico às secretarias estadual e municipais. O que temos de diferencial são algumas expertises que nossa instituição tem, como aprofundar as discussões relacionadas à segurança do paciente, utilizar outras ferramentas de melhoria. Temos uma certeza e clareza de que é um cenário fértil e que teremos bons resultados”, afirmou.

Integram a região beneficiada os municípios de: Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Colinas, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário