quarta-feira, 24 de abril de 2019

Pronta intervenção são empregadas nos locais afetados pelas chuvas


As chuvas, neste mês de abril, continuam fortes e afetando dezenas de municípios do Maranhão. De acordo com a política Nacional de Defesa Civil, as coordenadorias municipais continuam recebendo o apoio da Defesa Civil Estadual. Vistorias, suporte técnico ao poder executivo e reforço operacional são disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros às prefeituras que decretaram situação de emergência.
Equipes de pronta intervenção foram enviadas para reforçar a assistência aos municípios. Monitoramento de rios, auxílio aos moradores no transporte de seus pertences para áreas seguras, instalação de abrigos, orientações de segurança entre outras ações são promovidas pelos militares. Na última semana foram visitadas as cidades de Araioses, Trizidela do Vale, Pedreiras, Esperantinópolis, Cajari, Viana, Matinha e Penalva. Algumas dessas cidades já decretaram situação de emergência, outras seguem em constante monitoramento pela Defesa Civil Estadual.
Em Trizidela do Vale e Pedreiras a diminuição das chuvas na cabeceira do rio Mearim deu alívio a centenas de famílias que estavam em alerta máximo. Já em Cajari, a inundação de rios e lagos que cercam a cidade provocaram alagamentos em diversos bairros, alterando o dia a dia da população e das pessoas que utilizam as estradas da região.
“Demos prosseguimento às vistorias nos municípios mais atingidos pelas chuvas, com o objetivo de prestar assistência humanitária. Além das orientações, levamos, também, um sentimento de solidariedade para que as famílias se sintam abraçadas por nós”, disse o major Patrício, comandante de uma equipe de Pronta Intervenção do CBMMA.

Dicas para evitar acidentes no período chuvoso

Evite sair de casa em dias de chuvas intensas;
– Nunca acesse ruas em que o nível da água já tenha alcançado altura do meio-fio, nem trafegue em vias com declives acentuados, sobretudo as que ficam próximas de rios e córregos;
– Desligue equipamentos elétricos da tomada;
– Quando estiver na rua, procure abrigo imediatamente;
– Não fique embaixo de árvores, estruturas metálicas ou similares;
– Redobre a atenção no trânsito. Mantenha os faróis do carro acesos e diminua a velocidade.

FONTE: ma10

Nenhum comentário:

Postar um comentário