sexta-feira, 31 de maio de 2019

Bombeiros resgatam três pessoas do mar na praia do Calhau


Bombeiros resgataram três pessoas do mar na praia do Calhau no final da tarde desta quarta-feira (29). Dois banhistas resgatados passam bem, mas a terceira vítima de afogamento veio a óbito, após receber os primeiros socorros e ser conduzida para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Aracagi.

Por volta das 16h40 de quarta, os guarda-vidas do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBmar) que estavam de plantão em posto do Calhau receberam o pedido de ajuda e seguiram para o atendimento às vítimas. Outras equipes de bombeiros localizadas nas proximidades também receberam a informação pelo rádio e foram mobilizadas para a operação de resgate.

Havia três rapazes na água, eles não conseguiam retornar para a areia e pediam por socorro. Quatro bombeiros entraram imediatamente no mar e nadaram em direção às vítimas, todas elas foram abordadas pelos guarda-vidas e retiradas da água. Enquanto isso, uma outra equipe de bombeiros já aguardava as vítimas na areia para prestar os primeiros atendimentos especializados.

A primeira vítima era Fernando F. M. N., de 18 anos. Fernando havia aspirado uma pequena quantidade de água, estava um pouco nervoso e apresentava muito cansaço. A segunda vítima, um rapaz de aproximadamente 18 anos, abandonou o local após ser retirado pelos bombeiros, não sendo possível sua identificação. De acordo com informações de banhistas, ele teria entrado no mar para tentar salvar as outras pessoas.

Já a terceira vítima, Jorge Fernando de Sousa Marinho, de 19 anos, passou por um resgate mais complexo. O rapaz havia aspirado uma grande quantidade de água e encontrava-se desacordado. Os guarda-vidas realizaram a abertura das vias aéreas e iniciaram a ventilação de resgate ainda na água.

Jorge foi recebido pela equipe de bombeiros em terra firme, que iniciou os procedimentos de compressão torácica e deu continuidade a ventilação com auxílio de equipamentos. O jovem foi imediatamente conduzido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, onde passou a receber cuidados emergências, mas após a realização de alguns procedimentos, os médicos constataram o seu falecimento.

Bombeiros nas praias
Além do serviço de resgate, o trabalho desempenhado pelos bombeiros nas praias de São Luís contempla a realização de abordagens aos banhistas, oportunidade em que são repassadas diversas dicas de segurança como: não ingerir bebidas alcoólicas antes e durante o banho de mar; tomar banho em locais com pequena profundidade (água no umbigo, sinal de perigo); manter sempre as crianças sob a supervisão de adultos; não superestimar a capacidade de nadar, devido a presença de fortes correntes marítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário