sexta-feira, 31 de maio de 2019

Duarte Júnior acompanha in loco situação do transporte público de São Luís sem cobradores


O deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB), foi o primeiro deputado a tratar na Assembleia, sobre a possibilidade de demissão dos cobradores de ônibus no transporte público de São Luís.
Preocupado com esta situação, Duarte Júnior foi conferir in loco as dificuldades que essa decisão pode provocar.
"Há muito tempo não utilizava o transporte coletivo em São Luís. Hoje, fiz o mesmo trajeto que fazia na época de faculdade. Afinal, acompanhar de perto, buscar ouvir e conhecer as pessoas envolvidas é fundamental para tomarmos decisões melhores e mais justas", ressaltou Duarte Jr.
Nesta sexta-feira (31), o deputado foi de ônibus do Araçagy até o local de trabalho, a Assembleia Legislativa, no Cohafuma. Durante mais de uma hora de trajeto, Duarte pode conversar com as pessoas, embarcado no ônibus e também no Terminal de Integração da Cohab.


"Pude sentir de perto como a retirada dos cobradores pode prejudicar ainda mais a qualidade do transporte público sem antes haver a informatização do sistema. Caso contrário, além do desvio de função e maior sobrecarga dos motoristas, haverá um prejuízo à mobilidade urbana com um aumento no tempo das viagens e dos congestionamentos. Ora, imaginem a dificuldade para o motorista, além de conduzir um veículo de grande porte, ter que fazer a contabilidade, receber valores e entregar o troco. Sabemos que há uma tendência para a retirada dos cobradores, mas a forma como está sendo feita está equivocada. O primeiro passo é informatizar o sistema para depois pensar na retirada desses profissionais e, claro, capacitar e encaminhar para outras funções", relatou o deputado.
Duarte Júnior vem se mostrando preocupado com a situação dos cobradores, com a possível demissão em massa, com a informatização do sistema, com a qualidade no atendimento pela medida e mobilidade urbana. O Sindicato das Empresas de Transportes (SET), prevê o remanejamento de 20% dos cobradores que atuam no transporte público da capital maranhense. Já existem ônibus circulando por São Luís sem a presença de cobradores, apenas com o trabalho dos motoristas. Informação conformada pelo blog.


"Em estudo aprofundado em Curitiba, onde medidas como essa já foram realizadas, mas de forma organizada, os cobradores que se aposentaram tiveram seus postos de trabalho extintos e outros foram capacitados para, por exemplo, tornarem-se motoristas. Em São Luís, não podemos permitir o processo inverso, que é retirar os cobradores e depois informatizar o sistema. Temos que assegurar a informatização e assegurar direitos, para evitar sobrecarga aos rodoviários, o desemprego nesse momento de crise e prejuízo aos consumidores e à mobilidade urbana", explicou Duarte Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário