quinta-feira, 27 de junho de 2019

Comunidade escolar do Médio Mearim recebe duas escolas dignas


Mais duas unidades do Programa Escola Digna do Governo do Maranhão foram entregues, nesta quarta-feira (26), na região do Médio Mearim. Os Centros de Ensino Teresa Leite de Miranda, no município de Bom Lugar, e Nazaré Ramos, em São Luiz Gonzaga, foram totalmente reformados, beneficiando 1.500 estudantes do Ensino Médio.

Em Bom Lugar, o clima foi de muita alegria pela reforma da escola, que nunca havia passado por uma intervenção na estrutura. “Estivemos aqui, no ano passado, para dar início a reforma e, naquela ocasião, firmamos compromisso, em nome do governador Flávio Dino, de recuperar a escola. Hoje, além de entregar essa bela obra, anunciamos mais duas importantes etapas de melhorias que virão, a climatização das salas de aula e a revitalização da quadra poliesportiva. Nosso pedido é que estudem e cuidem da escola”, destacou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão. A obra da quadra esportiva deve iniciar no próximo mês.

A escola funciona em três turnos e possui seis salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, sala de professores, secretaria, diretoria, banheiros adaptados e rampas para cadeirantes, dentre outros espaços.

O gestor Ricardo Rodrigues lembrou que esta foi a primeira reforma estruturante no prédio. “Pela primeira vez se vê uma reforma nesta escola e isso é motivo de orgulho, deixa alunos e professores motivados. Se tem uma boa estrutura, com certeza contribui para o aprendizado dos estudantes. O governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão têm contribuído bastante com a educação não só de Bom Lugar, mas de todo o Maranhão”, enfatizou.

Em São Luís Gonzaga, teve fogos, banda de música, muita animação, lágrimas e emocionados discursos de gratidão para celebrar a entrega da obra de reforma e adequação do Centro de Ensino Nazaré Ramos, única escola de Ensino Médio da cidade. Construída em 1942, a unidade escolar é referência no município.

“Todo gonzaguense, que concluiu o Ensino Médio nessa cidade, passou por esta escola. Por isso, nós dizemos que ela é parte da nossa história e da nossa vida. Essa escola tem valor tradicional, histórico, emocional, um valor educacional. E estava deteriorada pelo tempo e pela falta de reforma”, destacou a gestora da escola, Denise Santos Miranda Pereira.

O que existia era uma escola com estrutura antiga e consumida pelo tempo, com salas apertadas, sem ventilação e luminosidade adequadas, com teto comprometido, paredes danificadas. Em 77 anos, a escola passou por três pequenas reformas que não mexeram na estrutura. A última tinha sido há 23 anos.

A obra de reforma e adequação mexeu em toda a estrutura do prédio escolar. Do telhado ao piso, passando pelo revestimento, reboco, esgotamento sanitário, instalações elétricas, tudo foi trocado. As janelas, agora de vidro, trouxeram luminosidade às salas, onde antes a única luz que entrava era a elétrica. E os banheiros ganharam louças e cara nova. Na ampla reforma, também está incluso o complemento da climatização das salas.

“A escola passou por uma mudança estrutural. Pela primeira vez, alguém olhou para nós, olhou para essa escola com olhar humanizado. Quando o secretário Felipe Camarão veio aqui, ele percebeu que não podíamos ficar do jeito que estávamos. E, graças a Deus, agora estamos recebendo uma escola nova, arranjada, ventilada, espaçosa. Agora nós temos a escola que merecemos. A única palavra que define o que sentimos neste momento é gratidão”, ressaltou a gestora Denise Santos Miranda Pereira.

A obra recebeu investimento de mais de R$ 800 mil, beneficiando 1.080 estudantes, que celebraram a entrega da escola.

O prefeito de São Luís Gonzaga, Francisco Júnior, destacou a importância da reforma para a cidade. “Em nome de toda população de São Luís Gonzaga, eu agradeço por essa reconstrução, sim, porque aqui foi muito mais que uma reforma, é a décima escola que há mais de 30 anos precisava de uma repaginação. E ela veio por meio de um governo que olha para seu povo com respeito e carinho. Muito obrigado”, disse.

O secretário Felipe Camarão destacou a felicidade do governo em poder transformar sonhos, como é o caso da comunidade gonzaguense. “Eu trago algumas palavras do governador Flávio Dino. A primeira é gratidão pela paciência e a humildade com que vocês encararam essa obra junto conosco; a segunda, também, é gratidão pela parceria com a prefeitura que esteve do nosso lado, dando apoio do começo ao fim; e, por último, eu e o governador Flávio Dino pedimos a cada estudante que zele por essa escola, porque ela é de vocês, façam bom proveito, estudem, deem o melhor de vocês”.

Próximas inaugurações
Esta semana, o Governo do Maranhão entregará obras do Escola Digna nos municípios Jenipapo dos Vieiras (Aldeia Canafístola), na quinta-feira (27); e em São João do Sóter, com a Escola Digna do Povoado Taboca, na sexta-feira (28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário