terça-feira, 27 de agosto de 2019

Região metropolitana de São Luís recebe mais 3 Escolas Dignas reformadas


A manhã desta terça-feira (27) foi marcada por festa e muita animação nos bairros Cohafuma e João Paulo, em São Luís, e no Vila Maresia, na Raposa, com a entrega de mais três escolas reformadas pelo Governo do Maranhão, por meio do Programa Escola Digna. As entregas beneficiam aproximadamente 1.500 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, na região metropolitana de São Luís.

A grande festa começou pela Unidade Integrada Governador José Murad, em São Luís, que atende cerca de 400 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do bairro Cohafuma e adjacências. A escola foi inaugurada em 1985 como uma escola comunitária, pela professora Maria das Graças, que tinha o desejo e a necessidade de ofertar educação para operários e crianças do recém criado bairro.



Ela conta que ao longo dos 34 anos desde sua fundação, foram muitos os empecilhos para manter a escola e agora se sente imensamente feliz por vê-la bonita e reformada. “Você já pensou uma escola que você fundou, que conseguiu formar muita gente, e hoje você vê a escola assim, em nível alto? Nossa, é muita satisfação! A melhor reforma que teve essa escola foi essa que o governador Flávio Dino fez, pois deixou ela completa. Deixou a escola de primeiro mundo, bonita, que faz gosto para as crianças estudarem. É emocionante demais ver essa escola assim, muito bonita e bem feita, pois eu amo isso aqui”, declarou dona Maria.

O gestor geral da escola, Fábio Silva, conta que por anos o prédio escolar foi acumulando problemas em sua infraestrutura, o que atrapalhava o dia a dia escolar. “Há muito tempo estávamos bastante sucateados, com muitos problemas que iam da rede de encanamento e esgoto, até as salas que estavam inadequadas, onde os estudantes passavam muito calor. Essa reforma foi muito extensa e complexa, onde além de recuperados os espaços que tínhamos, foram criados novos ambientes, como laboratório de ciências, quadra, parquinho para as crianças e o refeitório, que antes não existia e nossos estudantes faziam suas refeições em pé pelo corredor. Estamos muito felizes em receber uma reforma desse porte, para que possamos efetivamente ter dignidade no ambiente escolar e assegurar um ensino de qualidade para todos”, destacou.



“Quando cheguei aqui a escola estava muito deteriorada, trabalhávamos de uma forma muito precária, por conta do calor que dificultava a aprendizagem dos estudantes. Estamos muito satisfeitos com a escola agora, porque melhorou muito, temos ar condicionado, parquinho para as crianças, isso satisfaz e motiva elas a terem o prazer de vir para a escola”, declarou a professora de Língua Portuguesa, Rosita Amarante.



O pequeno Luiz Miguel, de 7 anos, contou como era sua escola: “Ela não tinha ventilador, não tinha quadra, nem parquinho, lá era só mato”. Agora, com a nova estrutura, a realidade é outra: “Agora as salas estão novas, com ar condicionado, tem o parquinho e quadra. Estou muito feliz com tudo”, exclamou.



Na Unidade Integrada Jackson Lago, no bairro do João Paulo, teve música, dança e discurso para celebrar a entrega da escola totalmente reformada e requalificada depois de mais de 30 anos de espera. “Nós tínhamos uma escola em uma situação precária. Eu trabalho há 33 anos nessa escola e pela primeira vez eu vejo uma reforma de verdade. Hoje, aqui ‘tá’ tudo novo, bonito. O nosso trabalho agora é para fazer os estudantes entenderem que é preciso manter essa escola bonita e preservada”, disse Ricardo Santos Serrão, secretário da escola.



“Antes, era uma escola deteriorada em sua estrutura, as salas de aula com carteiras quebradas e quadros ruins, banheiros horríveis, paredes pichadas, telhado complicado, parte hidráulica precária, tudo era muito precário. Hoje temos uma escola nova! É uma Escola Digna que motiva toda comunidade escolar. É uma escola maravilhosa. Só temos a agradecer ao governo do Maranhão por essa nova escola”, disse Soraya Rocha, gestora da escola.

A obra recebeu investimento de mais de R$ 800 mil, que garantiram a reestruturação de toda parte física do prédio, além da implantação de uma biblioteca com um vasto acervo e construção de uma rampa garantindo acessibilidade a todos.



“O nosso sentimento, é um sentimento de gratidão. Estamos gratos por tudo o que o governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão fizeram por nossa escola e por nós. A nossa escola estava numa situação precária. E hoje, nós temos uma escola maravilhosa e nos motiva a estudar muito mais”, disse a estudante Gabriele Martins.

“O sentimento é de emoção, de alegria e de gratidão por essa escola reconstruída. Por exemplo, ainda há pouco eu fui ao banheiro e pude me olhar no espelho, isso não tinha antes. A rampa para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção foi construída, o piso, a biblioteca, a sala de xadrez. É tudo novo”, disse a estudante Tássila Tavares.



No município de Raposa a festa não foi diferente, enquanto caminhavam para conhecer os espaços escolares, professores, alunos e funcionários ficavam encantados com o novo ambiente do Centro de Ensino José França de Sousa. O espaço escolar possui 10 salas de aula e beneficiará 756 estudantes e durante a inauguração era visível nos olhos de toda a comunidade escolar a alegria em receber o Centro totalmente revitalizado.



“O sentimento principal é de valorização ao recebermos uma escola nova como essa, enche os nossos olhos. O espaço revigorado nos dá mais motivação para trabalhar e eu creio, sinceramente, que o aluno se sentirá mais motivado para estudar. Agora, o estudante tem um ambiente mais agradável para desempenhar suas funções em sala de aula. Agradeço ao gestores estaduais pela revitalização da escola, obrigado”, expressou a professora de Geografia, Doralete Carneiro.

“O dia de hoje para a Raposa é importante, pois demonstra a preocupação do Governo do Estado com a educação dos nossos jovens. Neste dia, eu só tenho a agradecer e que venham mais melhorias qualitativas e quantitativas para o nosso estado”, agradeceu a gestora geral do CE José França de Sousa, Edna Dias.



No prédio do Centro de Ensino Professor José França de Sousa, os investimentos de R$ 763.623,97 trouxeram melhorias para o espaço escolar e a estudante do 1º ano, Naara da Silva Melo, manifestou a sua gratidão ao Governo do Maranhão pela revitalização da escola.



“Eu quero agradecer ao secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, pela entrega do novo ambiente. Agora, acredito que todos os alunos estão mais motivados para estudar. As salas estão todas climatizadas e o espaço mais agradável. Agora, devemos zelar pela nossa linda escola”, agradeceu.



O secretário adjunto de Administração da Seduc, Daniel Carvalho, revelou que a cada inauguração o sentimento é de muita alegria. “Cada escola inaugurada é como se fosse um gol de placa, porque estamos mudando gerações, as que estão aqui e as que estão por vir. O Centro de Ensino foi completamente reformado e climatizado, permitindo que estudantes e professores desenvolvam práticas educacionais em um ambiente melhor. Agora, faço dois pedidos aos nossos estudantes: estudem e cuidem bem do espaço escolar de vocês”, declarou o secretário adjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário