sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Com aplicativo, professores maranhenses pagam meia entrada usando apenas o celular


A Carteira de Identidade Funcional, regulamentada por meio da Portaria nº 1.462 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), identifica professores e garante os direitos referentes à Lei que estabelece a meia-entrada para professores da rede pública e privada em estabelecimentos de lazer e cultura. Entre eles, cinemas e teatros.
O aplicativo, lançado no dia 6 de setembro, gerou 855 carteiras funcionais de professores somente no primeiro fim de semana de funcionamento. Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação Seduc, o aplicativo para dispositivos que operam no Sistema Operacional Android é parte do Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas, que tem como objetivo aprimorar as ferramentas de gerenciamento das Unidades Regionais de Educação (UREs).

Além da emissão de identidades funcionais, o App tem outras funcionalidades que já podem ser utilizadas pela comunidade escolar, na versão web. “Estamos desenvolvendo novas funções para a versão mobile. Em breve, os professores poderão acessar o sistema de lançamento de notas e frequência, além das demais funcionalidades do Siaep”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação da Seduc, Edilson Machado.

Machado explica que, por determinação do secretário de Educação, Felipe Camarão, todas as equipes pedagógicas também terão acesso ao App. “Como o aplicativo foi muito bem recebido pelos professores, o secretário Felipe Camarão determinou que supervisores, coordenadores e demais membros das equipes pedagógicas das escolas tenham acesso ao App, embora apenas professores tenham direito ao desconto em estabelecimentos de diversão, conforme determina a Lei”, explica.

Como baixar
Para ter acesso ao aplicativo Siaep Professor, o usuário deve fazer o download na plataforma playstore e acessar com a mesma senha que já usa na web. Em seguida, clicar na guia ID Funcional. Caso não tenha foto no Siaep, deverá fazer a inserção obedecendo as regras exibidas na tela. A carteira é gerada na hora e poderá ser utilizada em tela ou download para ser impressa.

Cada carteira terá um Qrcode para verificação online de sua autenticidade. Os professores aposentados que desejarem acessar o recurso devem entrar em contato com a central de atendimento da Seduc para obter uma senha de acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário