segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Força-tarefa do Governo do Estado intensifica operação de combate às queimadas


Os municípios maranhenses com índices de focos de incêndios são os alvos da Operação Maranhão Sem Queimadas, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O trabalho consiste no monitoramento constante dessas áreas, visitação aos pontos mais críticos, combate direto dos casos e ações de conscientização das comunidades. Iniciada em agosto, a operação mapeia 10 municípios com mais focos e áreas adjacentes para prevenção de ocorrências, além de coibir o uso descontrolado do fogo.

Como parte da operação, equipes do CBMMA mantém a observação com uso de aeronaves e, também, em incursões por terra, verificando as regiões mais críticas para definir as formas de combate e distribuição do efetivo. A agenda de visitações prossegue ao longo do semestre, até que os focos sejam controlados. O período é o mais crítico e propenso a focos de incêndio devido a condições ambientais de baixa umidade do ar, altas temperaturas e ventos mais fortes.

“O planejamento se mantém nas cidades mapeadas e adjacências, até que tenhamos controlado esses focos e tirado essas regiões do risco maior. O cenário climático acaba contribuindo para o grande aumento dos focos de incêndios por isso intensificamos o trabalho realizado ao longo do ano”, pontuou o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

As equipes foram distribuídas em unidades operacionais do interior do Maranhão, tendo apoio na mobilização e ações de reforço de efetivo da Polícia Militar de São Luís. A força-tarefa conta com ainda com apoio de órgãos estaduais e Exército Brasileiro. “Com a operação, ampliamos as equipes de combate aos incêndios em áreas de vegetação por todo o estado”, acrescentou o comandante do Corpo de Bombeiros.
Para acompanhar as ocorrências e otimizar os resultados e medidas a serem executadas, o Corpo de Bombeiros montou a Sala de Situação – que observa as concentrações dos focos de calor, promove análises que vão orientar o planejamento e estratégias para enfrentamento destes desastres. Todo o trabalho é acompanhado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CPDC-MA). “Esta organização nos permite um mapeamento mais real das áreas de risco e a partir do gerenciamento destes dados podemos agir melhor no controle e prevenção. Também manteremos as visitações às regiões afetadas”, diz o coronel Célio Roberto de Araújo.

O boletim diário do Corpo de Bombeiros é elaborado em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O relatório aponta um total de 2.596 focos de calor mapeados este mês. As principais áreas de ocorrência são os municípios de Barra do Corda, Alto Parnaíba, Grajaú, Mirador, Jenipapo dos Vieiras, Balsas, Fernando Falcão, Parnarama, Buriti Bravo e Passagem Franca. O território maranhense ocupa o 7º lugar no ranking nacional em focos de calor, referente a setembro, segundo o Inpe.

Ação educativa
A operação Maranhão Sem Queimadas se estende também às populações. A partir desta iniciativa, o Corpo de Bombeiros executa a campanha Maranhão Sem Queimadas – Você Nunca Sabe Onde o Fogo Vai Acabar. O plano de trabalho tem direcionamento educativo e de orientação com as comunidades, produtores e afins, orientando sobre maneiras de prevenir queimadas irregulares e formas adequadas para realizá-las. “O propósito da campanha é sensibilizar e educar a sociedade sobre os aspectos prejudiciais dos incêndios e punições que a infração acarreta, além de incentivar a denúncia”, pontua o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto de Araújo.

As atividades incluem conversas com os produtores para que procedam de forma mais adequada à queima das áreas de plantio e tenham atenção a atitudes que possam causar incêndios, além da distribuição de material informativo. Os bombeiros orientam a fazer a chamada ‘queima controlada’ com autorização dos órgãos competentes; não depositar lixo em terrenos baldios e vias públicas, assim como não jogar lixo, folhas secas e bituca de cigarros nestes locais; e na queima em área rural, fazer barreiras para que o fogo não espalhe em caso de incêndio. A campanha lembra ainda ser proibido o uso de fogo para limpeza de terrenos ou queima de lixo em área urbana por longo período.

A campanha se apoia no Decreto Estadual nº 35.122, de 26 de agosto de 2019, que dispõe sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas no Maranhão; e no Decreto Federal nº 9.992, de 28 de agosto de 2019, que determina a suspensão da permissão do emprego do fogo de que trata o Decreto nº 2.661, de 8 de julho de 1998, no território nacional pelo prazo de sessenta dias. A comunidade também pode contribuir com informações, denúncias e sugestões pelo contato 193 e na supervisão do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) no (98) 98844-0081.

Sem queimadas
A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) soma esforços ao trabalho para prevenção de queimadas, por meio do programa Agricultura Familiar Sem Queimadas, que traz dicas, informações e orientações de medidas e tecnologias para reduzir as situações que geram queimadas.
O programa inclui capacitação em agroecologia, manejo de solo, sistemas agroflorestais e outras tecnologias, além de estudos e processos de baixo impacto ambiental para técnicos das regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA) e de programas prioritários do Governo.

“É um trabalho coordenado que envolve vários projetos da instituição realizados pelos órgãos do Sistema SAF e demais parceiros estaduais, com fins a oferecer alternativas de plantio, educar os produtores e população e somar na prevenção das queimadas”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça. O Sistema de Agricultura Familiar (Sistema SAF) é formado pela SAF, Agerp/MA e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).

Entre as atividades realizadas estão visitas técnicas e orientação nas áreas historicamente mais sujeitas a serem atingidas por focos de fogo; formação de agentes multiplicadores em técnicas de baixo impacto ambiental e desenvolvimento de campanhas educativas no rádio e mídia impressa para atingir o público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário